A Serra da Estrela, a mais grandiosa de Portugal continental, é, pelas suas características geográficas, um palco privilegiado para viver experiências únicas.

Pedro Carvalho
serra_estrela8 Pedro Carvalho

A nobreza das paisagens. Encostas vertiginosas. As lagoas e as pedras esculpidas. Os vales glaciares do Zêzere, de Loriga e de Unhais da Serra. A pureza do ar e o silêncio cristalino. Assim se apresenta a Serra da Estrela. Discreta mas contagiante. Até onde o olhar avista. Não há nada que enganar, é sempre a subir em direção ao céu…

Fique acampado no Covão da Ametade, delicie-se com as Penhas Douradas e mergulhe nas vistas no Miradouro do Fragão do Corvo.

No inverno ou no verão, com ou sem neve, a Estrela é única. Durante todo o ano, a Serra é um autêntico paraíso para os amantes da Natureza ou dos desportos da neve. Ou seja, é o cenário ideal para relaxar. Seja quando fica coberta por um manto branco e convida a trocar os ténis pelos esquis, ou quando a neve derrete e a temperatura convida a praticar outras atividades, desde as mais radicais, como bike park, até às mais relaxantes, com uma componente mais cultural. E se juntar os trilhos dispersos traçados pelo pastoreio e os horizontes moldados pela ação dos glaciares, terá uma encenação deslumbrante que se oferece, pronta a ser descoberta.

Estância de Ski da Serra da Estrela

A Estância de Ski está localizada na Torre, no centro do Parque Natural, concelho de Seia, a 2000 metros de altitude.
A Estância está dotada de recentes instalações, que albergam todas as infraestruturas de apoio necessárias e dispõe de modernos e sofisticados equipamentos: meios mecânicos de última geração, um sistema de identificação de forfaits dos mais modernos na Europa e um inovador processo de produção de neve artificial que permite assegurar 120 a 150 dias de neve por ano. Com tudo isto, a Estância de Ski da Serra da Estrela é o ponto de referência para todos os que apreciam a beleza, o divertimento e as emoções da neve.

Skiparque

Na localidade de Sameiro, em Manteigas, encontramos o SkiParque, onde, numa pista sintética, os visitantes de todas as idades, e em qualquer época do ano, poderão experimentar a sensação de descer a encosta com os pés assentes num par de esquis ou deitado numa prancha de snowboard. Mas há muito mais para fazer neste SkiParque, sempre em convívio com a natureza singular da região. Além de um parque de campismo, casas de xisto, escola de parapente e uma praia fluvial, o espaço integra ainda um Parque Aventura, com todas as condições para a prática de atividades como slide, escalada, tiro com arco, BTT, percursos pedestres ou caça ao tesouro.

SKI

No interior da Serra encontrará rebanhos isolados e esquecidos. Por isso, deixe-se contagiar pela simplicidade, pureza e simpatia daquelas gentes, e guie-se pelos afloramentos do quartzo branco e rosa no negro do granito, o verde dos zimbrais e ainda, pelo azul das lagoas e das cascatas. A serra da Estrela evidencia-se pela grandiosidade e extensão do seu relevo. O visitante, mesmo sem inclinações para desportos mais radicais, vai acabar por escalar as penhas abruptas que separam as ravinas e cercam, nalguns casos, as lagoas e as cascatas da serra.

Queda de Água Natural - Serra da Estrela