No meio das povoações ou escondidos na natureza, encontram-se testemunhos de várias épocas que contam histórias de trabalho, de fervor religioso, do património e do legado do Homem. Desde o Paleolítico até à atualidade, permanecem vestígios que permitem percorrer muitas facetas da história da humanidade.

A região do Douro, local de nascimento do vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias. Há dois mil anos que ali se produz vinho.

O Douro é uma terra de tradições, com uma cultura ligada à sua história, à religião, à agricultura e à autenticidade do seu povo.

Não faltam locais dignos de serem visitados numa região que engloba dois patrimónios mundiais – o Alto Douro Vinhateiro e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, e um parque natural – o Douro Internacional. A paisagem com áreas de montanha e de planalto, vales e praias fluviais de rara beleza, a monumentalidade das suas igrejas e castelos, as ancestrais caves e quintas que produzem o afamado vinho do Porto e as manifestações únicas de arte rupestre são aspetos aos quais ninguém fica indiferente.