Ao todo este verão estão classificadas 15 praias fluviais no distrito da Guarda, mais uma que no ano passado.

Praia Fluvial do Meimão DR

Ao todo este verão estão classificadas 15 praias fluviais no distrito da Guarda. O concelho de Seia continua a ser aquele que tem mais zonas balneares. A época balnear decorre de 1 de julho a 31 de agosto.

Este ano entrou para a lista das praias fluviais da região, a praia fluvial na Albufeira de Alfaiates, no concelho do Sabugal. Onde já existem as praias fluviais da Devesa, Insúa (Vale das Éguas) e Lameira (Quadrazais).

No concelho de Seia existem seis zonas balneares classificadas, nomeadamente, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Poço do Lagar, Vila Cova à Coelheira, Sandomil e Sabugueiro.

 

Zona Balnear do Sabugueiro requalificada

A Zona Balnear, Recreio e Lazer do Sabugueiro, em Seia, foi inaugurada no início do mês de junho. Esta área balnear localizada na ribeira da Fervença, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, foi objeto de requalificação. “Facto que aliado à natural qualidade paisagística, potenciam o local com condições de excelência para o uso balnear, de lazer e recreio”, refere uma nota da autarquia.

Os trabalhos incidiram na reparação do açude, reperfilamento do leito e das margens da ribeira, bem como na requalificação e valorização paisagística das áreas envolventes, como por exemplo a criação de um percurso pedonal entre o açude, a execução de uma ponte em madeira para fazer a ligação entre as duas margens da ribeira, a criação de um solário com dois patamares e de um espaço de merendas, acrescenta a mesma fonte.

A empreitada representou um investimento de cerca de 92 mil euros e será financiada em 85% pelo Centro 2020, ao abrigo da Prioridade de Investimento 6.3 que tem como objetivos a promoção e conservação do património natural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade por via da sua qualificação e valorização turística.

 

Mais praias fluviais

As restantes praias fluviais classificadas estão no concelho da Guarda, Manteigas e Gouveia. No concelho da Guarda há Valhelhas, Aldeia Viçosa e Vale do Mondego; em Manteigas destaca-se a Relva da Reboleira e em Gouveia está identificado o Vale do Rossim.

A Bandeira Azul vai ser hasteada em 3 das 15 praias fluviais da região. Loriga, Lapa dos Dinheiros (Seia) e Valhelhas (Guarda) são as praias com esta distinção.

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta critérios como a “informação e educação ambiental”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”.

Conheça AQUI as praias fluviais das Beiras e Serra da Estrela.