Figueira de Castelo Rodrigo inaugura Incubadora de Oficinas e Indústria no feriado municipal

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai inaugurar no dia 07 de julho, no parque industrial, a Incubadora de Oficinas e Indústria, que vai acolher duas empresas.

Segundo o autarca Paulo Langrouva (PS), a Incubadora de Oficinas e Indústria é “um projeto extremamente importante porque se trata de criação de empresas”, que vão contribuir para a dinamização da economia local e para a criação de novos postos de trabalho.

As duas empresas, uma na área da comercialização e reparação de máquinas agrícolas e outra de estofos para automóveis, representam uma “dinâmica nova” para a zona industrial de Figueira de Castelo Rodrigo.

A Incubadora de Oficinas e Indústria surgiu por ação da câmara municipal e de acordo com o autarca é uma iniciativa “extremamente importante para o desenvolvimento do concelho” que está localizado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha.

O projeto contemplou a edificação de um pavilhão, que foi dividido ao meio, criando dois espaços com cerca de 220 m2, onde as novas empresas se instalam, durante um período máximo de três anos, mediante o pagamento de uma renda simbólica.

As duas primeiras empresas que aderiram ao projeto já celebraram os contratos com o município e vão criar, numa primeira fase, cinco postos de trabalho, disse Paulo Langrouva.

“Todos os projetos que se instalarem no concelho e criarem postos de trabalho, seja um, dois ou mais, para mim já é uma vitória e penso que é salutar. Não é fácil criar emprego no interior, portanto, tudo o que for criado é positivo e é salutar”, declarou à Lusa.

A autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo admite a possibilidade de edificar outro pavilhão para albergar mais duas empresas do género.

O autarca referiu que a construção do pavilhão da Incubadora de Oficinas e Indústria representou um investimento de cerca de 260 mil euros e foi comparticipado por fundos comunitários no âmbito de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

A Incubadora de Oficinas e Indústria de Figueira de Castelo Rodrigo vai ser inaugurada pelas 16 horas do dia 07 de julho, dia do feriado municipal, quando se assinala o 352.º aniversário da Batalha da Salgadela, com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, anuncia a autarquia.

Na vila de Figueira de Castelo Rodrigo também existe o Ninho de Empresas do Conhecimento, que está a funcionar desde julho de 2008 em duas antigas casas de magistrados que foram recuperadas pela câmara municipal.

O complexo destinado a acolher jovens empreendedores possui gabinetes de trabalho, sala de reuniões coletiva e outras áreas de utilização comum.

O espaço, com capacidade para acolher doze empreendedores, aloja atualmente seis, segundo o autarca.


Conteúdo Recomendado