Aguiar da Beira promove espetáculo teatral de rua sobre lenda da Senhora da Lapa

http://edu-news.ro/wp-content/uploads/2014/12/cea-mai-buna-piesa-romaneasca-a-anului-2014.jpg

Aguiar da Beira acolhe no sábado um espetáculo teatral de rua sobre a lenda da Senhora da Lapa, com algumas dezenas de atores e de representantes de associações e da comunidade.

O espetáculo “A fuga das freiras”, promovido pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Turismo, será representado a partir das 21h30, no Largo dos Monumentos.

Segundo a autarquia, a produção, que durará cerca de hora e meia, surgiu depois da representação do espetáculo “Viagem do Elefante”, em setembro de 2014, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela.

“Ficou no ar a vontade de se produzir um espetáculo que seguisse o mesmo conceito, mas personalizado para Aguiar da Beira”, explica a fonte.

A opção recaiu sobre a lenda da origem da imagem de Nossa Senhora da Lapa, “que conta a história da invasão das terras de Aguiar pelos mouros e a martirização das religiosas que, conseguindo algumas escapar, levaram a imagem para a Lapa”.

A imagem da Senhora da Lapa foi escondida numa gruta e “manteve-se conservada no mesmo local, tendo sido encontrada, apenas 500 anos depois, por uma pastora”, segundo os promotores.

“O que se pretende não é fazer uma recriação histórica, até porque não há certeza de alguns factos, mas sim a realização de um grande espetáculo teatral comunitário que mistura outras situações intemporais que fazem parte do universo popular: os leilões, os bailaricos, o namoro, as procissões”, explica a autarquia.

O município de Aguiar da Beira convidou o grupo ACERT para conceber e encenar o espetáculo, que começou a ser preparado no mês de maio e que conta com a participação e envolvimento de associações e da população local.

Participam o grupo de teatro Grup’Arte, o grupo de concertinas Clave de Sol, o Grupo da Farra, o Rancho Folclórico de Pena Verde, o Grupo de Bombos de Carapito, a Orquestra da Associação Desportiva Recreativa e Cultural e cerca de 50 habitantes, que fazem de figurantes.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Rita Mendes, disse hoje à agência Lusa que o município atribui grande importância à iniciativa cultural, reconhecendo que o resultado final “é um espetáculo teatral único e extraordinário”, que está associado “a um dos santuários mais conhecidos a nível nacional e internacional”.

Referiu que a autarquia tem uma expectativa “elevada” em relação à adesão do público e é sua intenção continuar o projeto no futuro.

“O objetivo é replicar este espetáculo nos anos seguintes, aliado a esta temática, com os intervenientes locais e mesmo, porque não, fazê-lo circular pelo território da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões”, admitiu Rita Mendes.

O município de Aguiar da Beira investe cerca de 13 mil euros na produção do espetáculo teatral de rua.

Veja aqui o evento.


Conteúdo Recomendado