XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo conta com o piloto Markku Alen

Markku Alen volta a pilotar na edição especial do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, nos dias 21 e 22 de julho.

Organizado pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo e pelo Clube Escape Livre, o XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo promete ser uma das melhores edições de sempre ao nível da espectacularidade e das surpresas para o público, há muito eleito como o mais participativo e entusiasta do calendário nacional. O primeiro desafio ao público, aos aficionados da velocidade e aos fãs de Markku Alen é de ver de perto o Fiat 131 Abarth exposto no centro comercial, até à próxima terça-feira. O modelo foi conduzido pelo penta campeão do Rali de Portugal nas edições de 1977, 1978 e 1981, levando-o à vitória.

Nos dias 21 e 22 de julho, o “finlandês voador” conduz novamente o modelo nas provas de sábado à noite, no Estádio Municipal de Figueira, e de domingo à tarde, na Avenida Heróis de Castelo Rodrigo. Para além disso, em ambos os dias, realiza sessões de autógrafos e fotografias para todos os fãs que desejarem ter um contacto mais próximo com o piloto. Para agradecer 20 anos de presença do público, será ainda sorteado, entre os espectadores, o capacete de Markku Alen, autografado por ele e pelos pilotos da prova noturna.

A organização vai mais longe e inclui os protagonistas dos ralis nesta festa de 20 anos. Assim, todos os pilotos e navegadores que participaram no Rali de Portugal juntamente com Markku Alen são convidados para o almoço de sábado, em Figueira, que conta com a presença do recordista de vitórias no Rali de Portugal.

Nesta edição especial de 20 anos, há ainda lugar para o reconhecimento aos pilotos mais assíduos e com melhor palmarés ao longo destas duas décadas, com a entrega de um troféu Spal. O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo promete ser uma grande edição também ao nível do número de participantes, já que a um mês do evento estão inscritos 21 pilotos para a prova de sprint de sábado e 16 para a prova de slalom de domingo. Assim, a organização espera alcançar novamente mais de 30 inscrições em cada dia de prova.

Na apresentação oficial do XX Slalom de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva, presidente do Município de Figueira, explicou: “Decidimos trazer um piloto de renome internacional, e neste caso optámos pelo Markku Alen, que dispensa apresentações e é uma figura mítica do automobilismo”. Uma aposta que no entender do autarca, é mais uma acção para contrariar a interioridade e a desertificação: “Ganha o território do distrito da Guarda e não ganha só Figueira de Castelo Rodrigo. Às vezes precisamos de ser pró activos e mostrar o contrário. É possível marcar a diferença”. Paulo Langrouva referiu ainda que “para o Município de Figueira de Castelo Rodrigo é gratificante ter um parceiro como o Clube Escape Livre”.

Também Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, evidenciou: “vamos celebrar 20 anos de uma grande prova no Interior do país, homenagear e agradecer aos pilotos, recompensar a lealdade e presença do melhor público, e convidar mais pessoas a ver a prova e a visitar Figueira de Castelo Rodrigo. Daí, este grande esforço conjunto de trazer Markku Alen, personalidade lendária e importante para muitos portugueses, com a expectativa que esta seja a melhor edição de sempre. Estão todos convidados.”

O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo tem o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal.


Conteúdo Recomendado