XX Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Setenta e quatro filmes vão estar a concurso na 20.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia.

«Ao todo, estão selecionados 74 filmes, de 24 países, entre curtas, médias e longas-metragens, repartidos por várias secções competitivas, onde se inclui longas e curtas internacionais, séries de televisão, lusofonia e panorama regional», afirmou o diretor do festival, Mário Jorge Branquinho.

À edição 2014 do CineEco, que vai decorrer de amanhã, dia 11de outubro até ao 18 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, concorreram cerca de 400 filmes de 40 países.

O diretor realça «a qualidade dos filmes apresentados e das abordagens cada vez mais prementes no que se refere às questões ambientais», assegurando que o festival tem, na sua 20.ª edição, «qualidade acrescida» em relação às anteriores.

Na competição internacional destaca, entre outros, os títulos «Beyond Metabolism» (Stefanie Gaus e Volker Sattel, Alemanha), «Brasimone» (Riccardo Palladino, Itália), «Love Thy Nature» (Sylvie Rokab, Estados Unidos da América), «Costa da Morte» (Lois Patiño, Espanha), «Planets – Four Variations of Detachment» (Ohad Milstein, Israel) e «The Carbon Crooks» (Tom Heinemann, Dinamarca).

«O filme de abertura oficial do festival (pelas 22 horas) vai ser o “Love Thy Nature” e deverá contar com a presença da realizadora Sylvie Rokab», adiantou.

A obra de Sylvie Rokab «leva os espectadores a uma viagem cinematográfica inspiradora para a beleza e a intimidade da relação do homem com o mundo natural», referiu.

Mário Jorge Branquinho disse ainda que, durante o festival, haverá uma cimeira de diretores de festivais de cinema de ambiente (dia 15), será exibido um documentário sobre os 20 anos do CineEco e será prestada homenagem ao realizador Carlos Brandão Lucas.

A cimeira de diretores de festivais de cinema de ambiente permitirá «discutir e refletir sobre as questões do cinema ambiental a nível mundial», disse, indicando que está prevista a presença de representantes de festivais de Turim (Itália), México, Paris (França), Saragoça (Espanha), Rio de Janeiro e Goiás (Brasil).

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Seia, tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de actividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.


Conteúdo Recomendado