XIX Feira Raiana reúne mais de 200 expositores, música e animação

A XIX Feira Raiana decorre entre hoje e domingo, em Idanha-a-Nova, com mais de 200 expositores de Portugueses e Espanhóis, um cartaz musical de luxo e muita animação.

Organizado conjuntamente pelos municípios de Idanha-a-Nova e Moraleja (província de Cáceres), o evento é considerado um dos melhores exemplos da cooperação transfronteiriça entre os dois países.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, disse na apresentação oficial do certame, esta segunda-feira em Cáceres, que a Feira Raiana “é um ponto de encontro da economia, do social e do cultural de ambos os lados da fronteira”.

“Mas a cooperação transfronteiriça não se pode limitar aos cinco dias em que decorre o evento, tem de ser trabalhada durante o resto do ano”, frisou, explicando que “só assim se consegue o desenvolvimento dos nossos territórios”.

A decisão de apresentar o programa oficial em Espanha mostrou que a Feira Raiana é considerada “muito importante para a cooperação entre ambas as regiões”, referiu a presidente da Diputación de Cáceres, Rosario Cordero.

Todas as noites há grandes concertos: Laureana Geraldes e Lucky Duckies (quarta-feira); Ana Laíns e José Cid (quinta-feira); David Lagos e Amor Electro (sexta-feira); The Gift (sábado); Esencia Flamenca e o espetáculo piromusical da Filarmónica Idanhense (domingo).

Ao palco sobem ainda cerca de duas dezenas de grupos tradicionais e pelo recinto circulam outros tantos grupos de animação de rua.

Uma das grandes novidades deste ano é o Fórum Mundial de Inovação Rural. Trata-se de um evento de carácter internacional que, entre quarta e sexta-feira, vai debater e premiar iniciativas e práticas inovadoras ligadas ao campo.

A Feira Raiana aposta de novo na promoção dos Produtos da Terra e será uma grande mostra dos sectores Agrícola, Animal, Agro-Alimentar, Florestal, Turístico e Cultural, proporcionando ainda magníficos espetáculos musicais, corridas de toiros, largadas, gastronomia e muita outra animação.

Para o alcaide de Moraleja, Julio César Herrero, a Feira Raiana “é hoje um exemplo muito interessante do que pode ser a cooperação entre dois países”, por isso a região da Extremadura Espanhola estará representada com todo o potencial agroindustrial, turístico, oferta cultural, tradições e costumes do seu território.


Conteúdo Recomendado