XIV ExpoSocial começa este sábado em Seia

O evento decorre até ao dia 1 de outubro e visa promover o intercâmbio de experiências entre instituições, técnicos e comunidade em geral.

O Município e a Rede Social de Seia, em colaboração com os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, promovem, de 28 de setembro a 1 de outubro, a 14.ª edição do evento ExpoSocial.

Tendo em conta as Jornadas Europeias do Património, no primeiro dia do evento, dia 28 de setembro, o Museu Natural da Electricidade apresenta ao público uma nova exposição temporária intitulada “Ex-votos, Manifestações de Fé”, com inauguração agendada para as 15 horas. Nessa noite, pelas 21h30, sobe ao palco da Casa Municipal da Cultura a peça “Le Fumiste”, uma homenagem à memória, contada a partir do teatro de objetos, com humor, magia e poesia.

No dia 29 de setembro, para assinalar o Dia Mundial do Coração, será formado um coração humano junto ao museu, atividade que antecipa o percurso pedestre orientado que se vai realizar na Senhora do Desterro, com a colaboração da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Seia e a Casa de Santa Isabel. De seguida, integrado também nas Jornadas Europeias do Património, terá lugar uma visita guiada ao Museu Natural da Electricidade, uma oportunidade de conhecer e revisitar a centenária Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro e a história da indústria elétrica em Seia.

Pelas 15h30, a artista Mag Rodrigues fará uma visita guiada à exposição da sua autoria: “As Senhoras – ensaio fotográfico sobre a mulher e a saúde mental”, patente na Casa Municipal da Cultura até ao dia 6 de outubro. A mostra retrata a rotina de mulheres entre os 30 e 60 anos com doenças psiquiátricas de cariz agudo ao crónico. A mostra centra-se no dia-a-dia destas mulheres, todas elas residentes numa instituição psiquiátrica, pretendendo a autora tornar visível a saúde mental – tornar o invisível visível.

No dia 30 de setembro, o programa é reservado às Conversas InterMunicipais “Pelos Territórios das Famílias”, um espaço de debate e reflexão sobre as vivências familiares, mudanças na vida das famílias e nas relações pessoais, refere fonte da organização. O encontro é dirigido não só a técnicos e dirigentes, mas também aos cidadãos de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

O programa de atividades encerra no dia 1 de outubro, numa festa dedicada ao idoso, assinalando assim o Dia Internacional do Idoso, Dia Mundial da Música e Dia Mundial do Coração. A iniciativa “Chá Dançante” decorre durante a tarde, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal 1, e visa proporcionar momentos de convívio entre a comunidade sénior do concelho – utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social e cidadãos com mais de 65 anos de idade, reformados e pensionistas.

Estas atividades, à semelhança das Conversas InterMunicipais, são de participação gratuita, no entanto é necessário efetuar a inscrição, aqui.

 

PROGRAMA

06.09 – 06.10.2019

Exposição As Senhoras – Ensaio fotográfico sobre a mulher e a saúde mental, Mag Rodrigues

2.ª a 6.ª – 10h – 18h

Domingo – 14h – 17h30

Destinatários| Comunidade

Local| Casa Municipal da Cultura de Seia     

28.09.2019 (sábado) Jornadas Europeias do Património

15h Abertura da Exposição Temporária Ex-votos, a Arte Popular da Religião Católica?

Destinatários| Comunidade

Local| Museu Natural da Electricidade

21h30 Le Fumiste (espetáculo teatro de objetos, novo circo e magia)  

Destinatários| Comunidade

Local| Casa Municipal da Cultura de Seia            

29.09.2019 (domingo) Comemorações do Dia Mundial do Coração e Jornadas Europeias do Património

09h00 Percurso pedestre orientado na Sra. do Desterro

11h30 MasterClass Alongamentos e Relaxamento

11h45 Visita guiada ao Museu Natural da Electricidade 

Destinatários| Comunidade

Local| Museu Natural da Electricidade

* Inscrições gratuitas, mas limitadas e obrigatórias

15h30 Visita guiada com a autora à exposição As Senhoras – Ensaio fotográfico sobre a mulher e a saúde mental, Mag Rodrigues

Destinatários| Comunidade

Local| Casa Municipal da Cultura de Seia     

30.09.2019 (segunda-feira)

09h – 17h30 Pelos Territórios das Famílias – Conversas InterMunicipais (CIM)

Destinatários| Técnicos, Dirigentes e Comunidade

Local| Casa Municipal da Cultura de Seia    

* Programa específico

** Inscrições gratuitas, mas obrigatórias

01.10.2019 (terça-feira) Comemorações do Dia Mundial do Coração, Dia Internacional do Idoso, Dia Mundial da Música

14h – 17h Chá Dançante

Destinatários|Instituições de Solidariedade Social do Concelho, população>65 anos, Reformados, Pensionistas, Portadores do Cartão Sénior

Local|Pavilhão Gimno-Desportivo (junto ao recinto da feira)

* Inscrições gratuitas, mas limitadas e obrigatórias


Conteúdo Recomendado