Xiu Liu vence concurso de fotografia Transversalidades 2022 do CEI

A exposição e lançamento do catálogo terá lugar na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda no dia 16 de dezembro, às 18h00.

A fotógrafa chinesa Xiu Liu é a vencedora da 11ª edição do Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2022 do Centro de Estudo Ibéricos (CEI), com o portfólio intitulado “Fairyland in Dream”, um conjunto de fotografias recolhidas na China.


Segundo a organização da iniciativa, nesta edição de 2022 foram submetidos “cerca de 700 portfólios, oriundos de mais 70 países. China, Espanha, Irão, Bangladesh, Índia, Turquia, Vietnam, Itália, Alemanha foram os países dos premiados da 11ª edição do concurso”.


“Os resultados da edição de 2022 reafirmam a importância qualitativa e quantitativa que o Concurso tem vindo a granjear, reconhecido como um dos principais concursos de fotografia a nível nacional”, pode ler-se na nota enviada pela Câmara Municipal da Guarda.


A exposição e lançamento do catálogo terá lugar na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda no dia 16 de dezembro, às 18h00.


Recorde-se que o projeto Transversalidades – Fotografias Sem Fronteira teve início em 2011 com o objetivo de “sublinhar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.”


No tema “Património natural, paisagens e biodiversidade” o júri elegeu Alok Avinash (Índia) como vencedor, e Antonio Aragón Renuncio (Espanha) na categoria de “Espaços rurais, agricultura e povoamento”.


Já no tema de “Cidade e processos de urbanização”, venceu Aly Song (China) e, por fim, no âmbito da “Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social” o vencedor foi Aytaç Ünal (Turquia).


Foram ainda atribuídas três menções honrosas por cada tema, neste concurso cujas candidaturas e submissão de fotografias decorreram de 21 de fevereiro de 2022 e terminaram no dia 30 de maio de 2022.


As fotografias dos vencedores e das menções honrosas podem ser vistas no site do Centro de Estudos Ibéricos, disponível AQUI.


Conteúdo Recomendado