Workshop de escrita científica na UBI

O Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu uma formação sobre as práticas a seguir no desenvolvimento da escrita científica.

A iniciativa foi organizada no âmbito dos 2º Ciclos de Estudos em Economia e Gestão.

“Costura Mental – Workshop de práticas eficazes no desenvolvimento da escrita científica”. Foi este o título das sessões que Eugénia de Matos Pedro, estudante do Doutoramento em Gestão da UBI, dirigiu, nas últimas semanas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH).

Integrado em unidades curriculares dos Mestrados de Economia e Gestão, o workshop abordou três momentos fundamentais na redação de trabalhos científicos: “ler, organizar e utilizar ideias”, “aprender a resumir – desenvolver competência e técnicas de escrita”  e “não copiar e não inventar”.

Na primeira sessão, no dia 10 de Outubro, a investigadora procurou transmitir aos participantes os seus conhecimentos, que resultaram, como fez questão de referir, dos próprios trabalhos que desenvolveu. “Este workshop não vai ser baseado na teoria, é mais na minha própria experiência”, realçou Eugénia Pedro.

Apesar da escrita científica ter as suas particularidades, a estudante de doutoramento alertou para a importância de expor as ideias de forma clara, garantindo assim que diferentes leitores compreendem a mensagem. “A escrita científica é direta, objetiva. Aquilo que é entendido por uma pessoa tem de ser entendido pela outra”, explicou a formadora.

Saber citar diferentes autores, sem cometer erros e alterar o que estes dizem, foi também um dos aspectos analisado e trabalhado no workshop, através de exercícios práticos.

A formação destinava-se a alunos de mestrado e em particular aos que se encontram a escrever as suas dissertações. Foi sobretudo a estes que Eugénia de Matos se dirigiu quando destacou a importância de seguir as regras da escrita científica, que considera “uma mais-valia para a dissertação”.

Depois da sessão do dia 10 de Outubro, organizada no âmbito da unidade curricular “Metodologia de Investigação Económica”, do Mestrado em Economia, e do workshop do dia 18 de Outubro, integrado na disciplina de “Metodologia de Investigação em Ciências Empresariais I”, do 2º Ciclo em Gestão, a data da próxima sessão já é conhecida. Será no dia 24 de Outubro que Eugénia de Matos Pedro falará sobre escrita científica aos alunos do Doutoramento em Gestão, na unidade curricular de “Técnicas de Investigação”.


Conteúdo Recomendado