VMER da Guarda tem um novo compressor cardíaco externo

Trata-se de um investimento do INEM financiado pela Fundação EDP no âmbito de de um projeto apresentado ao “Programa EDP Solidária – Saúde 2017”.

A VMER da Guarda recebeu esta segunda-feira um compressor cardíaco externo. A Viatura da Guarda foi uma das 44 VMER do país a receber este equipamento que permite aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às Unidades Hospitalares.

A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes, refere uma nota informativa da ULS.

Com a entrega destes compressores, o INEM capacita a 100 por cento a sua rede de meios de Suporte Avançado de Vida, designadamente as 44 VMER e os quatro Helicópteros de Emergência Médica, com este tipo de equipamento.
O investimento realizado pelo INEM foi de 374.092,20€, financiado em 75% pela Fundação EDP, na sequência de um projeto apresentado pelo Instituto ao “Programa EDP Solidária – Saúde 2017” que foi selecionado como um dos vencedores pela sua relevância médica e social.


Conteúdo Recomendado