Virgílio Bento avança como independente na corrida à Câmara da Guarda

O vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, Virgílio Bento (PS), vai avançar com uma candidatura independente nas autárquicas deste ano, depois de o partido ter decidido pelo advogado José Igreja. Presidentes de Junta eleitos pelo PS e PSD, militantes e dirigentes dos dois partidos, professores, funcionários da Câmara e cidadãos anónimos encheram ontem a sede […]

O vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, Virgílio Bento (PS), vai avançar com uma candidatura independente nas autárquicas deste ano, depois de o partido ter decidido pelo advogado José Igreja.
Presidentes de Junta eleitos pelo PS e PSD, militantes e dirigentes dos dois partidos, professores, funcionários da Câmara e cidadãos anónimos encheram ontem a sede de campanha de Virgílio Bento, na Rua Vasco da Gama, para ouvir o candidato dizer que concorre à Câmara da Guarda como independente.Virgílio Bento explicou em conferência de imprensa que vai avançar com a candidatura independente após ter feito «uma profunda reflexão». «Entendi que não podia deixar de dar resposta aos apelos que nos últimos meses me chegaram de variados setores da sociedade, de pessoas da políticas e de fora dela», disse. Virgílio Bento, de 58 anos, professor de Filosofia, exerce as funções de vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda nos últimos oito anos, desde que a autarquia é liderada pelo socialista Joaquim Valente, que não se recandidata ao terceiro mandato. «Quero iniciar um ciclo novo que dê continuidade ao muito bom que tem sido realizado» na Guarda, disse o candidato independente que tem por lema “A Guarda primeiro”. O atual vice-presidente declarou que decidiu avançar com a candidatura, após ter perdido o ato eleitoral interno com José Igreja, por poder contribuir «para a construção de um futuro melhor para a Guarda». Virgílio Bento indicou que já comunicou a desvinculação do partido ao secretário-geral do PS e renunciou aos cargos que exercia na concelhia socialista local. No entanto, assumiu que levará «até ao fim» as funções de vereador na Câmara Municipal da Guarda onde ocupa a vice-presidência. O PS anunciou que o advogado José Martins Igreja, de 57 anos, é o candidato do partido à autarquia, enquanto o PSD apresenta o atual presidente da Câmara Municipal de Gouveia, o economista Álvaro Amaro, de 59 anos. O presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa (Guarda), Baltasar Lopes, de 52 anos, também lidera uma candidatura independente que tem por lema “Juntos pela Guarda”. A Câmara Municipal da Guarda sempre foi presidida pelo PS, sendo atualmente liderada por Joaquim Valente. Nas eleições autárquicas de 2009, o PS obteve 55,84 por cento dos votos (cinco eleitos) e o PSD 28,31 por cento (dois eleitos).

Conteúdo Recomendado