Vinte e seis concelhos do continente em risco “Máximo” de incêndio

Sabugal, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira são os concelhos que hoje estão em risco.

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Porto e Braga apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.
Os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Oleiros, Vila de Rei, Sertã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis, Oliveira do Hospital, Arganil (Coimbra), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Miranda do Corvo (Coimbra), Sabugal, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda) estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Estão também em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses, Valongo (Porto), Cabeceiras de Basto e Póvoa do Lanhoso (Braga)
O Instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir do início da tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde. Prevê também uma pequena subida de temperatura no interior das regiões norte e centro.
Na Madeira está previsto céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha, em especial até ao fim da manhã e vento moderado do quadrante norte.
Nos Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco a bonançoso e possibilidade de aguaceiros fracos durante a madrugada e manhã em São Miguel e Santa Maria.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 21 e 35 graus Celsius, no Porto entre 20 e 31, em Braga entre 17 e 36, em Viana do Castelo entre 18 e 32, em Vila Real entre 15 e 33, em Viseu entre 17 e 34, na Guarda entre 14 e 30, em Bragança entre 13 e 32, em Coimbra entre 21 e 35, Castelo Branco entre 20 e 36, em Santarém entre 19 e 39, em Évora entre 18 e 38, Beja entre 20 e 38, em Faro entre 23 e 33, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada na Horta entre 20 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 27.


Conteúdo Recomendado