Vila Mendo realiza este sábado mais uma edição da Festa do Chichorro

A Associação Cultural Recreativa de Vila Mendo promove no dia 25 de janeiro, a festa dedicada ao “chichorro”.

A Festa do Chichorro realiza-se no dia 25 de janeiro, em Vila Mendo, concelho da Guarda, e desta iniciativa destaca-se o amassar e cozer do pão no forno comunitário, a feitura dos chichorros e o encher das chouriças e outros enchidos. A festa conta com animação dos acordeonistas Costa e Vicente, às 11h39, e a atuação “Bando da Terra Velhinha”, às 16h01.


Segundo a organização, “havia duas qualidades: o do coiro, que era constituído, basicamente, pela carne entremeada cortada em pequenos pedaços e o do “Redanho”. Este apenas era constituído pela gordura existente nas massas gordas do animal.”


“A sua confeção era simples. A carne era introduzida em panelas de ferro diferentes e aí fritos na própria gordura que libertavam. Apenas lhes era acrescentado sal grosso a fim de realçar o seu sabor. Depois de já confecionados, eram então exprimidos para que o excesso de gordura fosse libertado. Depois de arrefecerem eram comidos com uma fatia de bom pão centeio e um melhor copo(s) de vinho tinto. Este constituía um simples, mas muito apreciado petisco nesses dias intensos de azáfama, mas também de convívio”, acrescenta.


Conteúdo Recomendado