“Verão em Alta” anima cidade da Guarda até setembro

O evento inclui concertos, animação de rua, gastronomia, cinema, um festival de blues, um desfile de moda, entre outras iniciativas.

O presidente da Câmara da Guarda apresentou hoje o programa de animação de verão da cidade, a realizar de dia 15 a 4 de setembro, com o objetivo de atrair visitantes e de dinamizar a economia local.
Segundo o autarca Álvaro Amaro, naquele período, a cidade mais alta do país acolhe o evento “Verão em Alta Guarda 2016”, que inclui concertos, animação de rua, gastronomia, cinema, um festival de blues, um desfile de moda, entre outras iniciativas.
O programa é realizado com o objetivo de a autarquia atrair gente e “dinamizar a economia”.
“Espero que seja mais um fator de atração e com isso que a economia local possa beneficiar. É sempre esse o nosso objetivo”, disse o presidente da autarquia na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada hoje na esplanada do café concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG).
Álvaro Amaro referiu que a programação do evento “Verão em Alta” tem um custo de 64 mil euros, mas como o TMG fica encerrado entre 15 de julho e 15 de setembro representa uma poupança de cerca de 50 mil euros e o investimento final será de 14 mil euros.
O vereador com o pelouro da cultura, Victor Amaral, também presente no encontro com os jornalistas, indicou que a programação contém “um conjunto de iniciativas que criam uma unidade em termos de programação de verão”.
A organização teve a preocupação de “ocupar os principais espaços da cidade com um conjunto de iniciativas para todos os tipos de públicos e de gostos”, sublinhou.
Segundo Victor Amaral, o “The Long Weekend” (dias 15, 16 e 17 de julho), o desfile “Cobertor de papa é moda” (dia 16, às 21:00, no grande auditório do TMG), o Festival de Blues (dias 04, 05, 06 e 07 de agosto, no Jardim José de Lemos) e o “SunSet 1056” (a realizar no dia 02 de setembro na Torre de Menagem, o ponto mais alto da cidade), são alguns dos destaques da programação.
Em relação ao desfile de moda, o autarca referiu que contará com a participação de jovens modelos da cidade.
Segundo a autarquia da Guarda, no desfile serão apresentadas, para além de peças feitas com cobertor de papa pela criadora Alexandra Moura, já apresentadas nos eventos Moda Lisboa e Portugal Fashion, no Porto, outras criações de alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
O Festival de Blues incluirá quatro concertos com grupos nacionais e de Espanha, garantindo o vereador Victor Amaral que “a Guarda tem público” para este tipo de iniciativa.
O programa “Verão em Alta” vai decorrer em vários locais da Guarda como a Alameda de Santo André, a Praça Luís de Camões, o Parque Urbano do Rio Diz, o pátio do Museu, o Largo Frei Pedro, os Claustros do Paço da Cultura, o TMG e a rua do Comércio, entre outros.



Conteúdo Recomendado