Vaivém Oceanário visita Aguiar da Beira

A iniciativa é organizada pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, com o apoio da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

O projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa vai estar junto à Câmara Municipal de Aguiar da Beira. Entre os dias 10 e 14 de outubro, toda a população local vai poder participar, gratuitamente, nas diversas atividades lúdicas e pedagógicas e aprofundar o seu conhecimento relativamente aos oceanos e à sua conservação.

Os alunos, do ensino Pré-escolar ao Secundário, serão convidados a explorar a multiplicidade de bens e serviços fornecidos pelos oceanos e conhecer o valor e impacto que os mesmos têm para nós e para o planeta. Os “pequenos navegadores” do ensino Pré-escolar vão poder ajudar o Vasco, a mascote do Oceanário, a descobrir o que quer ser quando for grande. Os estudantes do 1º e 2º Ciclos vão fazer uma viagem pelo mar português, na companhia do rei D. Carlos I, e reconhecer a riqueza dos ecossistemas marinhos. Já os alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário vão investigar o território marítimo nacional e apreender as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.

Dia 11 de outubro, realizar-se-á um workshop, direcionado aos professores, que lhes possibilitará explorar o novo mapa de Portugal e descobrir a nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. Esta ação de formação, na qual serão disponibilizadas ferramentas que permitem uma maior complementaridade entre os programas curriculares e a literacia azul, tem como objetivo consciencializar para o potencial do nosso mar e alertar para a necessidade da conservação do meio marinho.

Para o público em geral está preparado um quizz, desenvolvido pela equipa de educadores marinhos, que, de uma maneira simples e divertida, pretende apresentar as profissões existentes no Oceanário e desvendar o papel dos aquários na conservação dos ecossistemas marinhos.

A iniciativa é organizada pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, com o apoio da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

O Vaivém Oceanário, que já levou a missão do Oceanário de Lisboa a todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, visitou um total de 196 municípios e conquistou mais de 236 mil participantes desde 2005.


Conteúdo Recomendado