UTAD prepara robôs para ajudar agricultores do Douro

Uma equipa de investigadores da Universidade de Vila Real está a desenvolver robôs móveis para ajudar os agricultores do Douro, preparando-os para intervirem em terrenos de difícil circulação como são os socalcos durienses, anunciou hoje a academia.

O objetivo do trabalho, que está a ser coordenado pelo investigador Raul Morais, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), “é auxiliar os agricultores em múltiplas ações”.

Os cientistas da academia transmontana estão a desenvolver um “modelo de robôs móveis para intervir em terrenos de difícil circulação, como são os da região vinícola do Douro”.

“A nossa investigação nesta área tem sido direcionada para os aspetos que permitem a navegação autónoma de robôs, em terrenos de dificuldade acrescida, com o objetivo de, num futuro próximo, poder realizar operações de monitorização sensorial”, salientou, em comunicado, o responsável.

Nesta fase, a UTAD possui já um robô de pequeno porte, todo-o-terreno, equipado com ferramentas de orientação a laser, com GPS, diversas câmaras e outros acessórios de monitorização sensorial.

Isto permite aos alunos dos cursos de mestrado e de doutoramento desenvolver os “seus algoritmos de deteção de obstáculos, planeamento de trajetórias e manobras, em terrenos agrestes para a condução autónoma”.

Esta investigação poderá ter aplicações em amplos domínios, não apenas a vinha, mas também na agroindústria, floresta e agricultura de precisão.

Numa perspetiva de evolução a médio prazo, Raul Morais afirmou que “o passo natural é o de desenvolver ferramentas de atuação para robôs de maior porte, que possam realizar intervenções no campo sem recorrerem a operadores humanos como, por exemplo, a pulverização inteligente, o corte seletivo de matéria vegetal e a limpeza de ervas, entre outras tarefas de utilidade, nas mais variadas práticas agroflorestais”.

Este trabalho junta várias competências transversais e complementares, em várias áreas da Engenharia, especialmente no domínio das tecnologias de eletrónica, instrumentação e controlo em sistemas distribuídos e inteligentes.

“A robótica móvel tem tido um maior destaque por ser uma área transversal e com aplicação em diversos campos, mas também por agregar um grande número de competências dos docentes dos cursos ancorados na Escola de Ciência e Tecnologia da UTAD”, salientou o Raul Morais.


Conteúdo Recomendado