URZE reuniu com ministra do Ambiente e secretário de Estado das Florestas

Dulce Pássaro esclareceu polémica com Águas do Zêzere e Côa A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, acompanhada pelo Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, reuniu-se no passado domingo, dia 14, em Gouveia, com a URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela. O encontro serviu para a URZE transmitir à ministra do Ambiente […]

Dulce Pássaro esclareceu polémica com Águas do Zêzere e Côa

A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, acompanhada pelo Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, reuniu-se no passado domingo, dia 14, em Gouveia, com a URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela.

O encontro serviu para a URZE transmitir à ministra do Ambiente o trabalho de educação e sensibilização ambiental desenvolvido com a população escolar, bem como dar-lhe conta das candidaturas realizadas ao programa EEA Grants, aprovadas, mas a aguardar financiamentos desde 2008, refere a associação, que explica que “uma das candidaturas é direccionada aos Viveiros de Folgosinho, sobre gestão da URZE, e que permitirá a criação de infra-estruturas de apoio à interpretação, informação e apoio aos visitantes, na perspectiva da educação ambiental, numa base de inovação e experimentação”.

O Centro de Educação Ambiental de Gouveia, e a necessidade de revisão das portarias sobre pagamento de pareceres dados pelo ICNB, foram outros dos assuntos em cima da mesa, que Dulce Pássaro debateu com a URZE.

Diferendo com Águas do Zêzere e Côa foi explicado à ministra

A URZE fez ainda questão de informar a ministra do Ambiente de um diferendo que mantém com a empresa Águas do Zêzere e Côa, e que foi objecto de queixa. No entender da URZE, a construção de um reservatório de água na Mata da Cerca, que foi autorizada pela Câmara de Gouveia em 2007, a ser executada, “poria em causa de forma irreversível aquele espaço florestal impar na Região”. O Governo Civil informou que a empresa suspendeu em Novembro passado a empreitada, e Dulce Pássaro garantiu mesmo que o projecto foi abandonado, estando por parte da empresa a ser encontrada nova localização para o reservatório de água.

Projecto da URZE bem visto pela secretaria de Estado das Florestas

Ainda no fim-de-semana, a URZE reuniu em Seia com o secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro, durante a Feira do Queijo. A Rui Barreiro foi apresentado o projecto “Pastorícia/Defesa da Floresta Contra Incêndios”. O projecto teve, da parte do governante, grande receptividade, garante a URZE, que sublinha o facto de que a ideia ir ao encontro do que a secretaria de Estado pensa sobre o assunto. A implementação deste projecto “vai reduzir significativamente os incêndios no Maciço Central da Serra da Estrela e incentivar o regresso dos pastores à Serra”, sublinha a URZE.

Rui Barreiro prometeu uma nova reunião nos próximos tempos, com a associação.

Nas reuniões mantidas com os governantes, estiveram presentes o presidente da Direcção da URZE, José Mota, os dirigentes João Alves, Duarte Silva e Rui Felício e as técnicas da Associação, Cidália Pinto e Salete Loureiro.


Conteúdo Recomendado