UpHill capta investimento de 600 mil euros

A spin-off da UBI ligada à área da saúde recebeu investimento de importantes entidades nacionais e caminha para a internacionalização.

A empresa UpHill, spin-off da Universidade da Beira Interior (UBI), vai fazer investimentos na ordem dos 600 mil euros, montante que resulta de uma captação de verbas que envolveu o Grupo Luz Saúde, a Busy Angels e a Caixa Capital.

O Grupo Luz Saúde, um dos maiores grupos privados de prestação de cuidados de saúde em Portugal, foi o líder desta operação, com cerca de metade do valor, naquele que foi o primeiro investimento que realizou numa startup. “Irá permitir a expansão dos produtos da UpHill e a sua integração nas unidades da Luz Saúde, numa visão alinhada onde a tecnologia suporta e promove cuidados de saúde de excelência”, salienta Francisca Leite, diretora de Formação, Investigação e Inovação da Luz Saúde.

Os restantes investidores destacam o projeto da UpHill pela promoção e dinamização da “colaboração entre médicos, hospitais e associações científicas nos seus protocolos clínicos, contribuindo decisivamente para a melhoria dos cuidados de saúde associados”, com destaca Francisco Ferreira Pinto, da Busy Angels. Já Walter Palma, da Caixa Capital, sublinha o potencial para “transformar a gestão e a qualidade dos cuidados de saúde”, daí o apoio ao seu “desenvolvimento e expansão”.

Com meios reforçados, a empresa fundada por três médicos, dois deles formados no Mestrado Integrado em Medicina da UBI, pretende avançar para o reforço da equipa de profissionais e apostar na internacionalização, tendo em vista o mercado espanhol.

A UpHill foi criada há três anos e desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, permitindo às unidades de saúde melhorar a gestão da qualidade. Ao mesmo tempo, através da formação continuada, ajuda os médicos a tomar decisões mais eficazes para cada caso clínico, com vista a obter melhores resultados e maior segurança para o paciente. Os produtos comercializados pela UpHill são o UpEvents e o UpSim.

A UpHill tem como fundadores Eduardo Freire (atual CEO), formado em Medicina pela NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, Luís Patrão e Duarte Sequeira, diplomados em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Foi uma das primeiras empresas a beneficiar das instalações do UBImedical, estrutura criada pela UBI para incubação de projetos inovadores na área da saúde e bem-estar.

Além de ter como clientes as unidades da Luz da Saúde e da José de Mello Saúde, tem ainda entre os seus clientes a multinacional suíça Novartis.

A mais-valia do projeto da UpHill valeu-lhe a distinção, em 2016, do Prémio Jovem Empreendedor, atribuído pela Anje – Associação Nacional de Jovens Empresários.


Conteúdo Recomendado