Unidades de saúde da Região Centro já têm plano para responder ao tempo frio

As unidades de saúde da região Centro já elaboraram os seus planos de contingência específicos para responderem às necessidades suscitadas pelo tempo frio, anunciou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

“Todas as unidades de saúde da região Centro elaboraram já o respetivo Plano de Contingência Específico, o que vai permitir adequar, com eficácia, a resposta dos serviços às necessidades em benefício dos utentes e dos profissionais de saúde” que o inverno venha a provocar, afirma a ARSC.

Os planos específicos dos diferentes estabelecimentos (hospitais e unidades de cuidados de saúde primários) e delegados de saúde fazem parte do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas (PCTAE) – Módulo Frio, que incide no período de outono e inverno e tem início em novembro.

O PCTAE tem como objetivo “minimizar os efeitos negativos dos períodos de frio intenso sobre as populações, pelo que a interligação efetiva entre os cuidados de saúde primários e as unidades hospitalares assume papel preponderante”, salienta a ARSC, numa nota divulgada, após a realização de uma reunião.

Na reunião participaram responsáveis da área hospitalar e dos cuidados de saúde primários, delegados de Saúde e o conselho directivo da ARSC, que engloba os distritos de Castelo Branco, de Coimbra e da Guarda e parte das áreas dos distritos de Aveiro, de Leiria e de Viseu, abrangendo uma população superior a 1,7 milhões de pessoas.

O Plano de Contingência, que é da responsabilidade da Direcção-Geral de Saúde, é “operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de actuação, coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC e asseguradas pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde”.


Conteúdo Recomendado