Unidade Local de Saúde da Guarda aumenta número de camas para casos de gripe

A Unidade Local de Saúde da Guarda anunciou hoje que, no âmbito do Plano de Contingência para o Inverno, abriu 26 camas para “dar resposta a um maior afluxo” de doentes com gripe.

Segundo uma nota da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, presidida por Isabel Coelho, “no âmbito do Plano de Contingência foram já abertas 26 camas (seis na Pneumologia, quatro na Cirurgia, quatro na Ortopedia e 12 na Medicina), para dar resposta a um maior afluxo devido à gripe”.

“A abertura destas camas verificou-se depois de terem entrado ao serviço 12 novos enfermeiros e 14 assistentes operacionais. Um reforço efetuado, no início do corrente mês e também integrado no Plano de Contingência”, é referido.

Ainda de acordo com a fonte da ULS da Guarda, os novos profissionais foram distribuídos, sobretudo, pelos serviços de urgência e de internamento de Medicina.

A ULS/Guarda abrange dois hospitais (Hospital Sousa Martins, na Guarda, e Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia) e 13 centros de saúde do distrito (exceto o de Aguiar da Beira).

No dia 09, a ULS anunciou que tinha sido autorizada pelo Ministério da Saúde a contratar 12 novos enfermeiros e 14 assistentes operacionais, de modo a que os profissionais pudessem “já dar apoio na fase crítica do pico de gripe”.

Na nota era ainda aconselhado que, nesta época de inverno, “os cidadãos sigam as recomendações da Direção-Geral da Saúde sobre a prevenção e as consequências das temperaturas baixas”.

A ULS recomendava ainda que as pessoas “recorram em primeiro lugar ao SNS 24 (808 24 24 24) e aos cuidados de saúde primários – que terão horários alargados, sempre que se justificar – antes de se dirigirem às urgências dos hospitais”.


Conteúdo Recomendado