Último dia de verão ainda com sol, mas chuva chega já amanhã

Em perfeita sintonia com a mudança de estação, estão previstos para amanhã aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde e no Interior, podendo ser acompanhados de trovoada.

Sim, o tempo passou a voar e eis que chegámos ao último dia do verão de 2021. Fazendo jus à estação que hoje se despede, a previsão meteorológica aponta para esta terça-feira tempo geralmente limpo em todo o território continental e temperaturas máximas a chegar aos 28ºC em vários distritos, incluindo Santarém, Lisboa, Évora e Beja. Faro chega aos 27ºC de máxima, o Porto aos 25ºC e a Guarda não vai além dos 20ºC.

Mas, a partir de amanhã, dia em que começa oficialmente o outono, o cenário meteorológico muda, alinhado com a chegada da nova estação.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir da manhã, e aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde e no interior, podendo ser acompanhados de trovoada.

Para o dia seguinte, quinta-feira, prevê-se chuva em praticamente todo o território continental (incluindo aguaceiros nas regiões Centro e Sul, que podem ser localmente fortes de granizo e acompanhados de trovoadas) e descida da temperatura máxima.

Lisboa vai registar máxima de 23ºC, Faro 23ºC e Porto 22ºC. Guarda, o distrito mais frio, vai marcar uma temperatura máxima de 17ºC na quinta-feira. As mínimas vão oscilar, neste dia, entre os 16ºC em Faro e os 10ºC na Guarda.

Nas regiões autónomas, o verão despede-se no Arquipélago da Madeira com algumas nuvens, mas com temperaturas máximas a variar entre os 27ºC no Funchal e os 26ºC no Porto Santo. Nos Açores, apesar das nuvens, também não deverá chover. As máximas vão oscilar entre os 24ºC, na Horta e Angra do Heroísmo, e 25ºC em Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada.


Conteúdo Recomendado