Última fase do Regadio da Cova da Beira adjudicada até ao Verão

Ministro da Agricultura participou na primeira sessão do Fórum “Novas Fronteiras”, promovido pelo PS/GuardaO projecto do Regadio da Cova da Beira vai ser finalmente concluído. A garantia foi dada pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, que no domingo, dia 19, esteve na Guarda a participar na primeira sessão pública do Fórum “Novas Fronteiras”, da Federação […]

Ministro da Agricultura participou na primeira sessão do Fórum “Novas Fronteiras”, promovido pelo PS/GuardaO projecto do Regadio da Cova da Beira vai ser finalmente concluído. A garantia foi dada pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, que no domingo, dia 19, esteve na Guarda a participar na primeira sessão pública do Fórum “Novas Fronteiras”, da Federação Distrital do Partido Socialista da Guarda.

Segundo o governante, natural do concelho de Almeida, “ainda antes do Verão” o primeiro-ministro, José Sócrates, deverá deslocar-se à região para adjudicar a última fase do Regadio da Cova da Beira, na zona do Fundão, num investimento na ordem dos 60 milhões de euros. “É a última adjudicação que falta fazer”, disse, para concluir o regadio que tem por base a barragem da Senhora da Graça, no Sabugal.

“Andamos na Cova da Beira há 60 anos. Nem acabaram o plano de regadio, nem conseguiram fazer o emparcelamento. Nós vamos lançar, ainda este ano, a última adjudicação para acabarmos o Regadio da Cova, mas não tenhamos ilusões em relação ao emparcelamento”, adiantou Jaime Silva.

Esta é uma obra há muito aguardada pela Associação de Beneficiários da Cova da Beira, que vê a adjudicação da empreitada como “um avanço na modernização” de vários hectares de terrenos agrícolas da Cova da Beira.

Conselho integra várias personalidades com ligações ao Distrito

A primeira sessão do Fórum “Novas Fronteiras – Guarda” teve como tema “Desafios para um Portugal Moderno”. Além do ministro da Agricultura, participaram no encontro outros nomes conhecidos, que abordaram várias temáticas: “As plataformas logísticas como motor de desenvolvimento”, por Luís Tadeu, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, “Investimento Público”, por Paulo Campos, secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, e “As oportunidades do QREN”, por Alfredo Marques, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A encerrar o encontro estiveram o presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, e a Consultora Especial da União Europeia para a Agenda de Lisboa e membro do Conselho Coordenador Nacional das “Novas Fronteiras”, Maria João Rodrigues.

O Fórum, que tem como objectivo debater o futuro da região, é coordenado por João Almeida Santos, presidente da Assembleia Municipal da Guarda. O Conselho Consultivo do “Novas Fronteiras/Guarda” integra “personalidades destacadas” com ligações à Guarda, como o ministro Jaime Silva, António de Almeida Santos (presidente do PS), Joaquim Gomes Canotilho (jurista e constitucionalista), Joaquim Pina Moura (presidente da Iberdrola Portugal) e Eduardo Lourenço (ensaísta), entre outros.

Segunda sessão em finais de Maio

No âmbito do Fórum “Novas Fronteiras” – Guarda está prevista a realização de conferências de mês a mês com a participação de vários oradores. A próxima sessão está prevista para finais de Maio, com António Castro Guerra, secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, Humberto Chaves Rosa, secretário de Estado do Ambiente, e António Fonseca Ferreira, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.


Conteúdo Recomendado