ULSG ajuda as crianças a não terem medo das cirurgias

A ULS da Guarda tem já em aplicação um procedimento que garante aos pais ou aos acompanhantes de crianças a sua presença na sala do recobro.

Segundo uma nota informativa, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda refere que acolhe positivamente as medidas do Governo publicadas hoje em diário da república e que reforçam a humanização dos serviços hospitalares, particularmente quando são intervenientes crianças, jovens até aos dezoito anos de idade, adultos dependentes, ou adultos portadores de deficiência.

O despacho assinado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde estabelece um conjunto de medidas e procedimentos a aplicar nos serviços de cirurgia, garantindo que os pais ou os acompanhantes possam estar presentes em dois momentos emocionalmente críticos; a indução da anestesia e o recobro.

Por estar cientificamente provado que esses dois momentos podem gerar quadros de ansiedade e comportamentos pós-traumáticos, as unidades de cirurgia do Serviço Nacional de Saúde têm até 31 de dezembro de 2017 para criarem as condições que garantam a aplicação do referido despacho.

A ULS da Guarda, no âmbito da sua política de criação de um ambiente favorável à promoção e defesa da saúde, tem já em aplicação um procedimento que garante aos pais ou aos acompanhantes de crianças a sua presença na sala do recobro, mitigando assim as situações de ansiedade relacionadas com o acordar após a cirurgia, refere a mesma fonte. Com a saída do despacho 6668/2017, a ULS da Guarda vai reforçar as medidas que vem aplicando, querendo ser cada vez mais amiga das crianças, conclui a nota informativa.


Conteúdo Recomendado