ULS da Guarda assinala amanhã Dia mundial de Luta Contra a SIDA

A ação “+Anos+Vida sem SIDA” realiza-se amanhã no Centro Comercial La Vie, das 10 às 18 horas.

O Dia Internacional da Luta contra a SIDA é comemorado anualmente no dia 1 dezembro, esta data tem como objetivo conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a SIDA.

A ULS da Guarda assinala a data através de uma ação intitulada “+Anos+Vida sem SIDA”, organizada pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Guarda e o 2.º Curso de Mestrado de Enfermagem Comunitária da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.

Segundo a organização, pretende-se informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir a doença e auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade.

Para isso, estarão presentes equipas de profissionais de saúde e alunos da ESS no Centro Comercial La Vie, entre as 10 e as 18 horas, para esclarecer a população sobre as medidas preventivas do VIH/SIDA.

A ULS sensibiliza ainda a comunidade “para a importância de todos conhecerem o seu estado serológico relativamente ao vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida (VIH/SIDA)”, apelando à realização dos testes de VIH, uma vez que é “fulcral o acesso precoce ao acompanhamento/tratamento especializado hospitalar de todos os infetados pelo VIH”.


Conteúdo Recomendado