UBIMedical a postos para arrancar

O UBIMedical é um centro de competência e excelência vocacionado para a qualidade de vida e saúde. Esta infraestrutura, com cerca de 2000 m2 de área construída, reúne duas vertentes, investigação científica e desenvolvimento tecnológico e incubação de projetos empresariais com transferência de tecnologia.

A área de investigação e desenvolvimento assenta em laboratórios com os mais avançados equipamentos científicos que existem nas áreas da qualidade de vida e da caracterização de parâmetros de saúde pública, em áreas como a fármaco-toxicologia/avaliação de resíduos hospitalares, saúde, estudos de efeitos de exposição ao radão, biossensores e telecuidados de saúde, fisiopatologia, análise de movimento 3D, neuropsicologia, optometria/oftalmologia.

A área de incubação, com 1000 m2, destina-se à instalação de start-ups e spin-offs de desenvolvimento de novos produtos/soluções/serviços de alta tecnologia, aceleradoras de inovação e empresas âncora da área da saúde. Mário Raposo, vice-reitor para a área Financeira e Projetos, que tem vindo a acompanhar o processo de instalação, elucida que “o UBIMedical está preparado para agilizar a transferência de conhecimento na busca de novas tecnologias, permitindo às empresas desenvolver a investigação e os testes laboratoriais necessários à efetiva comercialização de novos produtos, gerando valor acrescentado para a economia.”

A primeira spin-off a entrar em funcionamento é o LABFIT, que tem como objetivos o desenvolvimento de produtos inovadores para o controlo sintomatológico de afeções mucocutâneas e prestação de serviços de investigação e controlo de qualidade para a indústria cosmética e farmacêutica.

O UBIMedical veio enriquecer o cluster da saúde em Portugal, atuando como spill-over na ligação da Universidade ao mercado em áreas do conhecimento como a Bioquímica, Biotecnologia, Bioquímica Clínica, Biomedicina, Biofísica, Indústria Farmacêutica, Nutrição, Medicina Desportiva, Saúde e Bem-estar, Tecnologias para a Saúde e Dispositivos Médicos.

Esta estrutura localiza-se junto à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior, criando um triângulo com a FCS e o Centro Hospitalar da Cova da Beira. A ligação privilegiada entre as instituições de ensino superior, o Centro Hospitalar da Cova da Beira e os Hospitais da Guarda e Castelo Branco, possibilita a partilha de conhecimento entre os recursos humanos destas instituições e restantes investigadores na I&D desenvolvida no UBIMedical.


Conteúdo Recomendado