UBIcar em terceiro na Shell Eco-Marathon Europe

A Universidade da Beira Interior esteve presente com duas equipas na prova que decorreu na Holanda.

O UBIcar classificou-se no último lugar do pódio, enquanto o AERO UBI, que foi pela segunda vez à competição, alcançou o 19.º posto entre meia centena de veículos.

O UBIcar classificou-se em terceiro lugar na categoria Urban Concept da Shell Eco-Marathon Europe, onde competiram outras oito equipas. A prova que incentiva a procura de soluções mais económicas ao nível de combustível, decorreu em Roterdão, na Holanda, entre os dias 21 e 24 de maio, e contou, tal como em 2014, com a participação de outro veículo desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), desenvolvido por elementos de Aeronáutica, que se classificou em 19.º lugar. AERO UBI que ficou em 19.º lugar.

O UBIcar, desenvolvido por 14 alunos e um docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica protagonizou três tentativas, tendo percorrido distâncias muito próximas em todas elas.

O protótipo tinha no depósito apenas um litro de gasolina, tendo conseguido como melhor marca 233,5 quilómetros. Na segunda melhor, fez 226,2 quilómetros, tendo a menor distância ficado pelos 210.

A classificação é definida pela melhor performance, tendo a equipa da UBI alcançado o terceiro lugar, atrás dos franceses “Lycee Louis Delage”, que percorreram 517,3 quilómetros, e da equipa polaca SKAP 2, da Polónia, que conseguiu 317,3.

“Os resultados têm vindo a melhorar, espelhando a aprendizagem que tem sido feita”, disse Paulo Fael, docente responsável pelo projeto UBICAR, ao site da UBI, lembrando que “dezenas de alunos das engenharias Eletromecânica, Aeronáutica, Mecânica, Eletrotécnica e de Gestão Industrial, assim como de Design Industrial, têm passado por este projeto ao longo destes anos e todos têm salientado a aprendizagem prática que obtiveram do decurso da sua participação”.

O docente prevê que as próximas participações possam melhorar. A seguinte será em Londres, e terá em prova um UBIcar melhorado. Será construído um novo veículo, “utilizando as mais recentes ferramentas disponíveis no Departamento de Engenharia Eletromecânica”. O propulsor também será diferente: “Teremos já um motor com caixa de velocidades, à semelhança dos nossos adversários, onde iremos implementar algumas transformações no sentido de reduzir consumos, alterando o diagrama de abertura e fecho das válvulas e implementando uma injeção eletrónica de combustível. Assim haja apoios financeiros”.

A equipa AERO UBI concorreu pela segunda vez nesta competição e ficou em 19.º, na prova de protótipos elétricos, entre 52 participantes.

Com uma carga de um kWh, a formação da UBI alcançou na marca mais longa cifrada nos 330,8 quilómetros. Nas outras duas, ficou-se pelos 217,4 e 212,3. O carro vencedor, dos alemães da TUfast Eco Team (Universidade Técnica de Munique), fez 863,1 quilómetros.

À semelhança do ano anterior, o AERO UBI apostou na inovação tecnológica, tendo o sistema de direção inovador merecido destaque.

Miguel Ângelo Silvestre manifesta-se satisfeito com o “19.º lugar na categoria de protótipos battery electric, que se está a tornar na categoria rainha, onde participaram mais de 50 competidores”.

A UBI participa no certame desde 2000. Na altura, em Nogaro, França, apresentou-se com um veículo da classe Prototype e mudou para a classe UrbanConcept em 2007, ainda em Nogaro. Nos anos seguintes, esteve presente em Lausitz, Alemanha, e nos últimos quatro anos em Roterdão, Holanda.

Nesta edição, além da UBI, estiveram presentes apenas duas outras equipas portuguesas, o Instituto Politécnico de Setúbal e o Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, de Barcelos.


Conteúdo Recomendado