UBI recupera cooperação internacional com PALOP

Representantes das embaixadas de Angola, Cabo-Verde e Timor são os próximos a visitar a UBI ainda durante o mês de fevereiro.

Moçambique marcou presença esta semana e iniciou o ciclo de reuniões que tem como objetivo a captação de alunos para a UBI ao abrigo dos programas de cooperação e do Estatuto do Estudante internacional.

Representantes da Embaixada de Moçambique em Portugal, nomeadamente o Ministro Conselheiro e o 2º Secretário responsável pela Educação, estiveram na UBI esta semana para discussão de temas como os Regimes Especiais de ingresso no Ensino Superior e o estatuto do Estudante Internacional entre outros. Na próxima terça-feira são recebidos os responsáveis da Embaixada de Angola, seguindo-se Cabo Verde, Timor e Guiné-Bissau, com a mesma ordem de trabalhos.

Os estudantes oriundos dos PALOP podem concorrer ao Concurso Nacional de Acesso em Portugal através de regimes especiais, tal como os atletas de alto rendimento ou oficiais das forças armadas, cujas vagas são divulgadas pelas embaixadas e consulados nos países de origem dos estudantes.

Promover a UBI junto das embaixadas de onde provêm estes estudantes é o principal objetivo destas ações encetadas há algum tempo. “Apesar das vagas e do concurso ser gerido pela DGES, estas entidades são os principais veículos de informação com os potenciais candidatos e entendemos que não deviam ser os únicos. Chegar mais perto do estudante PALOP é possível, mas só com a ajuda das embaixadas, por isso foram marcadas estas reuniões. O primeiro desafio é dar mais visibilidade à UBI, por isso estamos a apresentar as excelentes condições oferecidas pela universidade, mas também a reafirmar a nossa firme vontade de cooperar com estes países na formação dos seus jovens”, diz João Canavilhas, Vice-Reitor para o Ensino e Internacionalização. “Este ano duplicámos o número de estudantes dos PALOP, mas queremos ir mais longe”, acrescenta.

Para além dos PALOP, a UBI continua a apostar na internacionalização através de várias ações, nomeadamente a abertura da primeira fase do concurso para estudantes internacionais que iniciará dia 9 fevereiro e termina a 27 março. Brasil e China são, neste momento, os principais alvos.


Conteúdo Recomendado