UBI: Presidente da FCS colabora em Guia da Vacinação contra a Covid-19

Este Guia, que é o principal suporte da campanha “Proteger o Futuro”, lançada na última semana, pretende “transmitir uma mensagem de tranquilidade e de segurança à população”.

O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), Miguel Castelo-Branco, esteve envolvido na elaboração do Guia da Vacinação, uma iniciativa promovida pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

Como refere a UBI em nota de imprensa, este Guia, que é o principal suporte da campanha “Proteger o Futuro”, lançada na última semana, pretende “transmitir uma mensagem de tranquilidade e de segurança à população”.

Segundo a instituição, este documento apresenta informação “clara e objetiva acerca da doença que deu origem à atual situação pandémica, esclarecendo ainda aspetos relacionados com a vacinação e a importância da mesma para alcançar a imunidade de grupo”.

Sublinha, ainda, que “as vacinas contra a COVID-19 demonstraram ser seguras e eficazes nos ensaios clínicos publicados” e apresenta o plano de vacinação contra a COVID-19, as suas fases e uma secção de “perguntas e respostas” centradas nas principais dúvidas apresentadas pela população, além de outra informação útil, como os sintomas da doença.

Na apresentação da campanha, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, reforçou que o objetivo é passar uma mensagem de tranquilidade e de segurança, bem como salientar que “a vacinação é um dever, é uma postura cívica das pessoas”, uma vez que se trata da “principal arma” para combater esta pandemia.

O Guia Prático, que tem como autora Carla Araújo (Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos), contou ainda com o contributo de Carlos Robalo Cordeiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), além de Miguel Castelo-Branco.


Conteúdo Recomendado