UBI parceira de projeto internacional ligado aos materiais e tecnologias sustentáveis

“ENMAT – E-mobility and sustainable materials and technologies” junta 22 entidades de 17 países de quarto continentes.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das parceiras do projeto internacional “ENMAT – E-mobility and sustainable materials and technologies”.

A UBI está representada por investigadores/estudantes de doutoramento do C-MADE – Centre of Materials and Building Technologies, coordenados pelo docente João Castro Gomes do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) .

Segundo uma nota informativa, o contributo científico e tecnológico da UBI, que será desenvolvido neste âmbito em colaboração com os parceiros, consistirá no desenvolvimento de investigação para viabilizar soluções inovadoras de reutilização de diferentes tipos de resíduos em novos materiais de construção sustentáveis, nomeadamente resíduos de minas, resíduos industriais resultantes de tratamentos térmicos, resíduos urbanos e lamas resultantes dos sistemas de tratamento de águas residuais. 

A entrada neste projeto, que conta com a participação de 22 Instituições universitárias de 17 países de todo o mundo, mostra o reconhecimento internacional que a UBI tem alcançado, bem como a validade do trabalho que tem desenvolvido nesta área no DECA.

O ENMAT é coordenado pela Universidade Técnica de Cracóvia, na Polónia, e é financiado na totalidade pela NAWA – Polish National Agency for Academic Exchange.

França, Itália, Alemanha, Roménia, República Checa, Suíça, Malta, Islândia, Letónia, Ucrânia, Portugal, Canadá, Chile, Líbano, Uruguai, Taiwan e Índia, são parceiros do projeto e irão trabalhar em conjunto durante 24 meses, até ao dia 30 de novembro de 2020, data prevista para o fim do projeto.

No final, será organizada uma conferência Internacional (ENMAT’2020), em Cracóvia, para apresentação dos resultados do projeto.

 


Conteúdo Recomendado