UBI organiza Seminário Internacional para debater soluções ambientais para Portugal e Espanha

A UBI e a Sociedade Portuguesa de Geotecnia organizam o evento “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha”.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber este ano um Seminário Internacional sobre soluções ambientais para a Península Ibérica intitulado “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha”. Este evento científico pretende analisar medidas concretas que contribuam para a recuperação ambiental de regiões como as raianas, indica uma nota da organização.

De acordo com a mesma fonte, a realização deste Seminário tem por principal objetivo difundir soluções geotécnicas aplicadas com sucesso ou em perspetivas de virem a ser aplicadas num futuro próximo e de relevância para a preservação e recuperação ambiental e para um desenvolvimento económico sustentável, em regiões portuguesas e espanholas de baixa densidade demográfica.

Os principais temas do evento incidem sobre pedreiras, minas, impactes de obras geotécnicas e a valorização geoambiental, onde se incluem os conceitos e os objetivos estratégicos da preservação e recuperação ambiental, da sustentabilidade, da eficiência da gestão dos recursos, enquanto desafios transfronteiriços luso-espanhóis.

As inscrições para participar no Seminário Internacional já se encontram abertas e destina-se a profissionais intervenientes na área da geotecnia ambiental em geral, incluindo donos de obra, projetistas, empreiteiros, académicos e estudantes. A organização do evento pretende promover contactos interdisciplinares nacionais e internacionais e, em particular, o intercâmbio luso-espanhol, perspetivando-se um fórum de discussão entre a comunidade técnico-científica e as empresas sobre as boas práticas e os principais desafios no setor.

O programa prevê a realização de duas visitas técnicas, uma à pedreira de tamame de sayago, na região espanhola de zamora, e à Mina a céu aberto de Gonçalo, no concelho de Belmonte.

O Seminário Internacional “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” irá decorrer nos dias 25 e 26 de novembro, no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, na Universidade da Beira Interior, na cidade da Covilhã.


Conteúdo Recomendado