UBI ganha Prémio de Inovação no concurso mundial de pontes de esparguete

Pedro Dinis Gaspar e Marco Canário Oliveira criaram ponte que resiste intacta a 92 quilos. A equipa da UBI conseguiu o Prémio de Inovação, face ao design inovador e original da estrutura da ponte. A UBI assume-se no patamar mundial das instituições de Ensino Superior que fazem uso deste tipo de concurso. O objetivo foi […]

Pedro Dinis Gaspar e Marco Canário Oliveira criaram ponte que resiste intacta a 92 quilos.
A equipa da UBI conseguiu o Prémio de Inovação, face ao design inovador e original da estrutura da ponte. A UBI assume-se no patamar mundial das instituições de Ensino Superior que fazem uso deste tipo de concurso. O objetivo foi desenvolver uma ponte de treliça executada com esparguete, destinada a suportar uma carga máxima. A UBI participou pela segunda vez a convite da organização, face aos resultados de carga máxima suportada no Concurso anual Pontes de Esparguete “Humberto Santos” que decorre anualmente na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI). O organizador local do evento, Pedro Dinis Gaspar, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, foi acompanhado pelo vencedor da edição de 2012 do Concurso “Humberto Santos”, Marco Canário Oliveira, Mestre em Engenharia Eletromecânica. A competição congregou pontes que suportaram cargas até 570 quilos. Este valor tornou-se no novo recorde mundial para a modalidade de ponte, e foi conseguido pela equipa da Universidade anfitriã. A ponte desenvolvida pela equipa da UBI atingiu 92 quilos e posicionou-se entre as 10 primeiras classificadas. A participação na prova deste ano envolveu uma situação muito peculiar, pois a ponte de esparguete ficou intacta com a carga, tendo-se partido a base de madeira que segurava o parafuso anexo à máquina de tração. A experiência resultou numa ponte ou suporte com um vão de 1000 mm e com um peso máximo de um quilo. A nova estrutura alia as qualidades e características das pontes desenvolvidas para o concurso nacional com as requeridas por uma ponte com tamanha dimensão. Pela impossibilidade de levar a ponte de Portugal, a equipa da UBI adquiriu em Budapeste os materiais necessários e desenvolveu toda a estrutura no local num verdadeiro contrarrelógio para terminar a ponte dentro do prazo requerido. A edição de 2013 do RECCS contou com a presença de equipas de Universidades da Hungria, Roménia, Letónia, Sérvia, Bulgária e Alemanha, para além da equipa da UBI. Estiveram ainda presentes representantes de universidades dos Estados Unidos da América e de Inglaterra para analisarem as características do concurso, com o propósito de participarem na próxima edição do evento.

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