UBI apoia candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura

Os eventos “17 Municípios do Alto da Cultura” e “Dispers’ARTE” serão apresentados na cidade da Covilhã, anunciou hoje a Câmara Municipal da Guarda.

No âmbito da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, a Parada da Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe no dia 24 de maio a iniciativa “17 Municípios do Alto da Cultura” e no dia 30 o evento “Dispers’ARTE”.

No dia 24 de maio, a iniciativa “17 Municípios do Alto da Cultura” começa com uma performance de dança pela Academia de Dança e Música do Fundão, seguindo-se uma dramatização do poema Mito da Conceição, encerrando com a atuação do Coletivo Foice, de Edgar Vicente. Ao longo do dia, um conjunto de pintores/as da Covilhã participa numa pintura coletiva e Ana Gonçalo expõe uma instalação de feltragem artística.

Segundo uma nota da autarquia, o evento “Dispers’ARTE” irá decorrer no dia 30 de maio, na Parada da FAL, onde serão exibidos quatro curtas metragens que abordam a diáspora, tema central da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. O público terá a oportunidade de assistir aos filmes ‘Os Salteadores’, de Abi Feijó, ‘Água Mole’, de Laura Gonçalves e Xá, ‘21 da Rua da Esperança’, de Luís Batista, e ‘Da Meia Noite pró Dia’, de Vanessa Duarte. Os realizadores Laura Gonçalves e Luís Batista estarão presentes na ocasião para uma conversa com o público. De seguida, haverá uma atuação do projeto musical Homem em Catarse. Ao longo de todo o evento, o pintor Helénio Mendes criará uma obra ao vivo.

Os programas foram apresentados na sala da Tinturaria das Dornas, Museu dos Lanifícios, pelo Presidente da Faculdade de Artes e Letras, José Rosa, pelo representante da UBI na Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, Urbano Sidoncha, pelo vereador da Cultura da Guarda, Victor Amaral, pela vereadora da Cultura da Covilhã, Regina Gouveia, e pelas representantes das turmas organizadoras dos eventos, Andreia Melo (3.º ano de Ciências da Cultura) e Beatriz Pina (3.º ano de Ciências da Comunicação).

O evento é organizado pelas turmas finalistas de Ciências da Cultura e de Ciências da Comunicação, da UBI, em parceria com a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, com a Câmara da Guarda, com o Teatro Municipal da Guarda e com a Câmara da Covilhã, reforçando assim a estratégia de parcerias alargadas da referida candidatura.

A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura conta com o apoio dos 14 municípios do distrito da Guarda (Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa), e das autarquias de Belmonte, Covilhã e Fundão, no distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado