UBI adere ao Grupo de Tordesillas

O Grupo tem como objetivos estabelecer vínculos académicos, culturais e socioeconómicos entre os seus membros e promover atividades de cooperação.

A Universidade da Beira Interior (UBI) aderiu em novembro ao Grupo de Tordesillas, rede da qual fazem parte 57 instituições de Ensino Superior do Brasil, Espanha e Portugal. A entrada nesta entidade foi oficializada no XX Encontro de Reitores, que decorreu entre os dias 23 e 26 de novembro em Niterói (Rio de Janeiro).

A opção da UBI em aderir ao Grupo de Tordesillas teve por base a partilha de princípios com esta entidade: aposta no estabelecimento de vínculos académicos, culturais e socioeconómicos, promoção de atividades de cooperação multilateral nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação e, ainda, o desenvolvimento e aprofundamento da cooperação em matéria de educação e defesa da necessidade de uma interação cada vez maior entre universidades, refere uma nota informativa.

O Grupo Tordesillas foi criado em 2000, no I Encontro de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, que teve lugar na “Casa do Tratado”, onde foi firmado o Tratado de Tordesillas, em 1494, entre as duas nações ibéricas. Nesta altura, fazem parte da organização 26 universidades do Brasil, 21 de Espanha e 10 de Portugal.

O Grupo tem como objetivos estabelecer vínculos académicos, culturais e socioeconómicos entre os seus membros e promover atividades de cooperação multilateral em matérias de educação, ciência, tecnologia e inovação, fomentando o estabelecimento de redes de investigação que estimulem a mobilidade de investigadores e deem lugar à realização de projetos de valor estratégico, orientados para os problemas que afetam e influenciam o progresso da comunidade ibero-brasileira.




Conteúdo Recomendado