UBI abre 1.280 vagas para novos alunos

http://static.panoramio.com

São já conhecidos os números de cada curso para a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público. Relativamente ao último ano há menos 15. Para os alunos que concluíram o Ensino Secundário a UBI disponibilizou um site onde podem obter informações sobre a Universidade e a Covilhã.

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem 1.280 vagas disponíveis nos seus cursos de Primeiro Ciclo ou Mestrado Integrado, naquela que é a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público, que arranca amanhã, dia 17, e termina a 8 de agosto. A variação relativamente ao ano passado é de menos 15 vagas – foram 1.295 em 2013/2014 –, uma ligeira diminuição, numa altura em que os candidatos ao prosseguimento de estudos depois de concluído o Ensino Secundário é um tema a causar preocupações a nível nacional e se fala insistentemente na redução de cursos. A descida explica-se com a redução de lugares para o Primeiro Ciclo de Engenharia Civil, que das 50 em 2013/14 passa para 30. A novidade da oferta formativa da UBI é a abertura do primeiro ciclo em Informática Web, que arranca com 30 vagas, as mesmas que estavam destinadas no último ano a Tecnologias e Sistemas de Informação, que não abre candidaturas. A comparação das vagas de 2013 com as atuais mostra variações em oito ofertas formativas. Quatro cursos aumentam (Bioquímica, Biotecnologia, Cinema e Design de Moda), enquanto Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Psicologia e Engenharia Civil descem. Tanto num caso como noutro, à exceção de Civil, as oscilações são entre as cinco e as 10 vagas. De acordo com o calendário do Concurso, a divulgação dos resultados acontece a 8 de setembro. No mesmo dia e até 19 do mesmo mês inicia-se a segunda fase, com as vagas não ocupadas na primeira.

SITE PARA NOVOS ALUNOS

Ainda no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a UBI criou um site destinado a informar interessados em estudar na Covilhã. Desde a última semana que está disponibilizado o portal candidatos.ubi.pt,  onde se reúnem todas as informações sobre a Universidade, cursos a funcionar e apoio social. São apresentadas as cinco Faculdades da UBI (Ciências, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras e Ciências da Saúde) e os cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento que cada uma oferece. O site é complementado com dados sobre a cidade da Covilhã – como oferta cultural e desportiva –, entre outros apoios. “A página responde à pergunta “Porquê escolher a UBI?”, apresentando a localização geográfica, o ensino e investigação da academia, a cultura, lazer e desporto disponíveis, além de apresentar o guia de acesso ao candidato interessado”, resume a instituição. A UBI dispõe ainda de um Gabinete de Acesso junto aos Serviços Académicos – Polo I.


Conteúdo Recomendado