Turistas podem fazer Rota dos Vinhos do Dão a partir de hoje

A Região Demarcada do Dão tem a partir de hoje ao dispor dos turistas uma rota dos vinhos que envolve 41 vitivinicultores e que numa primeira fase representou um investimento superior a 465 mil euros.

Na cerimónia de lançamento da rota, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, afirmou que o dia de hoje representa “o passar de um velho sonho ao início da construção de uma realidade”, depois de uma primeira tentativa gorada em 2000.

Arlindo Cunha frisou que a Região Demarcada do Dão “produz vinhos que o país e o mundo conhecem pelo seu caráter e elegância” e tem “recursos com enorme potencial para serem explorados, criando valor económico através do turismo”, concretamente “um património vitivinícola enraizado na cultura das suas gentes”.

“Apesar desse potencial, o Dão era, de entre as denominações de origem históricas do nosso país, a única que ainda não tinha uma rota de vinhos”, referiu.

O projeto foi apoiado pelo Plano Operacional do Centro, tendo a componente nacional sido financiada pela Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões e pela CVR Dão.

Segundo o responsável, a Rota dos Vinhos do Dão “não irá, certamente, funcionar na perfeição, sobretudo, nos primeiros tempos”.

“Mas iremos melhorando à medida que a formos construindo e também alargando, pois este é um processo aberto”, garantiu.

Uma segunda fase do projeto será dedicada à sinalética na rede viária e ao “conjunto de apoios a pequenos investimentos nas adegas para se criarem condições de melhor acolhimento aos enoturistas”, avançou.

O vice-presidente da Câmara de Viseu, Joaquim Seixas, considerou que se trata “de um projeto de importância capital para toda a região, não apenas para a promoção dos vinhos, mas também para a tornar cada vez mais atrativa em termos turísticos”.

Lembrou que a autarquia também tem vindo a assumir a condição de Viseu enquanto cidade vinhateira, tendo já realizado várias iniciativas nesse sentido, no âmbito da boa relação que tem com a CVR Dão.

A Rota dos Vinhos do Dão tem uma plataforma na Internet onde são apresentados os roteiros, as adegas e os serviços que a integram, é fornecida informação institucional e através da qual é possível marcar visitas. Em breve, haverá também uma aplicação para dispositivos móveis.

Ao final da tarde de hoje, será inaugurado o Welcome Center da Rota dos Vinhos do Dão, que ficará no Solar dos Vinhos do Dão, em Viseu. O espaço dispõe de duas salas de provas de vinhos, de uma mediateca e de uma sala de exposições.

A Rota dos Vinhos do Dão resultou de quase dois anos de trabalho, durante os quais foram realizados estudos, inquéritos e visitas aos locais, em articulação com várias entidades públicas e privadas.


Conteúdo Recomendado