Vinte Aldeias de Montanha da Serra da Estrela candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), com sede em Seia, anunciou hoje que 20 localidades da Rede de Aldeias de Montanha são candidatas ao concurso 7 Maravilhas de Portugal.

Segundo a ADIRAM, apresentaram-se a concurso 322 candidaturas, nas sete categorias definidas, mas merece “particular referência” o facto de “20 destas aldeias integrarem a Rede de Aldeias de Montanha” da Serra da Estrela.

“Convém salientar, também, que a totalidade dos nove concelhos que integram a rede apresentou múltiplas candidaturas. Estes números são reveladores da importância que as aldeias portuguesas e em particular as Aldeias de Montanha da Serra da Estrela atribuem à valorização do seu potencial enquanto fator diferenciador dos territórios onde se inserem”, refere a direção da associação em nota hoje enviada à agência Lusa.

A ADIRAM adianta que Seia, com 13 candidaturas submetidas, foi o concelho que mais aldeias apresentou no concurso.

Do conjunto, assinala que oito localidades integram a Rede de Aldeias de Montanha: Alvoco da Serra, Cabeça, Loriga, Fontão, Lapa dos Dinheiros, Póvoa Velha, Sabugueiro, Valezim e Vide.

No vizinho concelho de Gouveia, das quatro aldeias candidatas, há a destacar as três que integram a rede: Folgosinho, Mangualde da Serra e Melo.

Por sua vez, o concelho da Guarda apresenta a concurso exclusivamente povoações que integram as Aldeias de Montanha, ou seja, Fernão Joanes, Valhelhas e Videmonte.

O mesmo cenário verifica-se no município de Manteigas, com a seleção de Penhas Douradas, Sameiro e Vale de Amoreira.

Oliveira do Hospital, entre outras aldeias submetidas, candidata a totalidades das suas aldeias que integram a rede, nomeadamente Alvoco das Várzeas e São Gião, é indicado.

No concelho do Fundão, das seis aldeias candidatadas, somente a localidade de Alcaide integra a rede de Aldeias de Montanha.

Em Celorico da Beira, são duas as aldeias candidatas ao concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, sendo que uma integra a Rede das Aldeias Históricas (Linhares da Beira) e a outra a Rede de Aldeias de Montanha (Prados).

Por fim, no concelho da Covilhã, onde são candidatadas cinco localidades, Penhas da Saúde e São Jorge da Beira são também Aldeias de Montanha.

“Estão de parabéns todas as aldeias portuguesas, mas em particular as Aldeias da Serra da Estrela”, sustenta a ADIRAM.

A fonte sublinha que “o empenho das comunidades locais, das freguesias e dos municípios é revelador da dedicação e da paixão que o país, ainda, tem pelas suas aldeias”.

A fase seguinte do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias passa pela seleção das 49 aldeias finalistas nas sete categorias – Aldeias Rurais, Aldeias Autênticas, Aldeias-Monumento, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias em Áreas Protegidas, Aldeias Remotas e Aldeias de Mar -, por um painel de especialistas.

Os resultados serão anunciados a 07 de abril, numa cerimónia que se realizará na Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul.


Conteúdo Recomendado