Aldeias Históricas de Portugal assinam carta de compromisso turismo sustentável

A sessão tem lugar esta tarde, em Sortelha, a partir das 14h30.

As Aldeias Históricas de Portugal promovem hoje um evento institucional e assinam carta de compromisso turismo sustentável – Biosphere.

Este evento é precedido de uma reunião técnica alargada a todo o consórcio para fazer o balanço das ações desenvolvidas em 2016, bem como o plano de ação previsto para o biénio 2017-2018.

Volvido um ano de trabalho em torno do Reconhecimento Formal da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) PROVERE, formalização das respetivas candidaturas e o desenvolvimento de um conjunto de ações de natureza concetual ao nível da comunicação, inovação e animação, em articulação com os agentes privados e públicos, chegou o momento de tornar visível as iniciativas que as Aldeias Históricas de Portugal vão levar a cabo ao longo dos anos 2017 e 2018.

O PROVERE é uma estratégia de eficiência coletiva que integra projetos âncora promovidos pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e parceiros, projetos complementares promovidos por entidades públicas da região e projetos privados da responsabilidade de um conjunto alargado de empresas e empreendedores. O plano de ação corresponde assim ao conjunto de projetos conducentes à afirmação das Aldeias Históricas de Portugal num “território de baixa densidade sustentável e pioneiro no seu contributo para o crescimento verde”.

Neste contexto, foi definido um modelo de governação sustentado no envolvimento das diversas entidades regionais e nacionais, estabelecendo-se diferentes papéis e responsabilidades. Neste processo no dia 7 de abril será também formalizada a constituição do conselho consultivo, o qual integra um conjunto de entidades regionais e nacionais multissectoriais.

 


Conteúdo Recomendado