Na reunião, que decorreu em Castelo Branco, foram ainda aprovadas sete grandes linhas de ação a desenvolver, entre as quais o empreendedorismo, a qualificação do produto, formação ou o marketing digital, disse o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado.
Pedro Machado explicou que durante a reunião foi ainda apresentada uma nova proposta para a estruturação do produto turismo do mar e água.
“Depois de termos apresentado em Leiria o produto sobre o património cultural, histórico e religioso, e em São Pedro do Sul o turismo natureza, em Castelo Branco lançámos o projeto de reestruturação do produto sol e mar”, disse.
Segundo o presidente do Turismo do Centro, o objetivo passa por aproveitar as potencialidades e os recursos da região Centro, sobretudo as praias oceânicas, as atividades ligadas ao turismo náutico, mas também as albufeiras e barragens.
“A ideia é desenvolver um produto estruturado em que a água e o mar são o recurso que se quer valorizar em complemento daquilo que são os produtos convencionais do Turismo do Centro”, disse Pedro Machado.
Em Castelo Branco, foram também divulgados pelo IPAM – The Marketing School os resultados do primeiro barómetro da marca Centro de Portugal, onde Coimbra (68,5 %) e Aveiro (22,9%) são as cidades mais reconhecidas.
A Universidade de Coimbra (44,7%) e o Santuário de Fátima (44,4%) são as principais atrações turísticas da região.
Segundo o barómetro, cerca de 30 por cento dos 1.100 inquiridos costuma fazer férias ou visitar a região, sendo que, destes, mais de metade (53%) faz uma visita anual com duração da estadia inferior a três dias, 42% preferem as unidades hoteleiras e 30,6% opta pela casa de familiares ou amigos.
Quanto aos gastos médios nestas estadias, 44% dos inquiridos afirma gastar, em média, até 150 euros.
O barómetro aponta ao nível da gastronomia, o leitão, os ovos moles e a chanfana como as iguarias incontornáveis e nas tradições destacam-se a queima das fitas e restantes tradições académicas.
Nos eventos anuais, a queima das fitas de Coimbra, as comemorações do 13 de maio e a feira do chocolate de Óbidos assumem especial relevo.
A simpatia e o acolhimento foram avaliados com bom ou excelente por 82,7% dos inquiridos que fizeram férias ou visitaram esta região, sendo que a avaliação da qualidade global da experiência turística no Centro de Portugal é muito favorável.
Do total de inquiridos, 98 por cento recomendaria a Região Centro de Portugal a terceiros.
A realização do barómetro esteve a cargo do IPAM, que inquiriu cerca de 1.100 pessoas, na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira Internacional de Lisboa, entre 25 de fevereiro e 1 de março de 2015.