Turismo de Portugal vai lançar programa de estímulo ao empreendedorismo

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, disse hoje que vai ser lançado um programa de estímulo ao empreendedorismo no âmbito da estratégia do setor para o próximo ano.

“Vamos lançar um programa de estímulo ao empreendedorismo para dar consistência a iniciativas que já vamos tendo frequentemente, vamos dar-lhe maior consistência para que o empreendedorismo no turismo seja mais relevante”, disse João Cotrim de Figueiredo durante a sua intervenção na comemoração antecipada do Dia Mundial do Turismo, que se assinala no sábado.

O objetivo deste programa de estímulo vai ser então “introduzir novos atores, novas ideias, desafiar o ‘status quo’ e também conseguir pela sua massa crítica de sucesso afirmar Portugal como um ‘start-up hub’ do turismo na Europa”.

De acordo com João Cotrim de Figueiredo, a estratégia futura vai ter de assentar em “quatro pilares e dois alicerces: o pilar da afirmação do turismo como atividade económica, do estímulo da procura turística, o pilar que pretende alinhar a oferta turística com a estratégia, e um pilar de qualificação do setor e dos seus recursos baseado nos alicerces do conhecimento e de recursos adequados”.

O responsável do Turismo de Portugal, que falava para uma sala na Alfândega do Porto repleta de atores do setor, desde o secretário de Estado ao presidente da Confederação do Turismo Português, realçou que o ‘marketing-mix’ será repartido entre duas fatias maiores de captação de rotas e operadores aéreos e comunicação digital e outras de feiras, eventos e de atenção mediática.

João Cotrim de Figueiredo realçou ainda que, no campo do alinhamento da oferta com a estratégia turística, se pretende coadunar aquilo que é o plano estratégico para o setor com aquilo que serão as prioridades em termos de quadro comunitário de apoio.


Conteúdo Recomendado