Treze concelhos em risco máximo de incêndio

No distrito da Guarda destaca-se Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira.Treze concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Viseu estão hoje sob risco máximo de incêndio, segundo informação disponível às 07:00 no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, os concelhos de Monchique (Faro), […]

No distrito da Guarda destaca-se Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira.Treze concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Viseu estão hoje sob risco máximo de incêndio, segundo informação disponível às 07:00 no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Sabugal, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda) e Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca e Lamego (Viseu) estão sob risco máximo de incêndio devido às elevadas temperaturas.
Em risco muito alto de incêndio estão também vários concelhos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Viseu, Bragança, Braga, Vila Real, Porto e Bragança. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 124 incêndios, que foram combatidos por 2.230 operacionais, apoiados por 576 veículos. Por causa do calor, o IPMA colocou a partir de hoje e até sábado os distritos de Braga, Bragança e Leiria sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro e que pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O IPMA colocou o resto do país, com exceção do distrito de Faro, Madeira e Açores, sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 17:59 de sábado, devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas que em algumas zonas poderão ultrapassar os 40 graus.
Para hoje no continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, em especial durante a tarde, e subida da temperatura, em especial nas regiões do litoral norte e centro. Na Madeira e nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.
Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 38 graus Celsius para Lisboa e Portalegre, em Évora 41, em Beja 40, em Castelo Branco 39, em Braga e Coimbra 37, no Porto 34, em Faro 31, no Funchal 23, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 24.


Conteúdo Recomendado