Trancoso recebe Encontro Europeu da Castanha em setembro

O X Encontro Europeu da Castanha realiza-se este ano em Portugal. O Pavilhão Multiusos de Trancoso recebe o evento nos dias 12, 13 e 14 de setembro.

O primeiro encontro europeu da castanha realizou-se há dez anos em Orense (Espanha), tendo deambulado durante a última década por França, Itália e Península Ibérica. Este ano, o evento volta a Portugal, depois de já se ter realizado em Bragança, em 2010, e em Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, em 2015.

A Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), entidade responsável pela organização, escolheu desta vez as regiões de Trancoso e Penedono, “dois dos maiores produtores de castanha da DOP Soutos da Lapa”, para receber a fileira europeia da castanha.

Trancoso e Penedono vão “permitir conjugar a sua impressionante memória Histórica com a força e a tradição da produção de castanha desta região”, considera a RefCast.

“Tratando-se de encontros de curta duração (apenas dois dias), tem sido objetivo das diferentes comissões organizadoras proporcionar programas que, simultaneamente, aliam um forte caráter técnico das conferências com visitas, procurando ir de encontro àquilo que são as prioridades do momento”, explica no seu site a associação.

Segundo a RefCast, este ano será dada “ênfase às questões das podridões e pragas da castanha, na sequência daquilo que são os impactos da presença da vespa das galhas do castanheiro nos soutos Europeus”.

A RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, sediada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, tem como seu principal objetivo dar um forte contributo para a organização da fileira da castanha em Portugal.

Tendo sido uma organização que nasceu da vontade mais ou menos espontânea dos agentes da fileira que se começaram a juntar para discutir os problemas da castanha, ela acolhe, por isso, todos aqueles que se interessam pela castanha, residindo nesta diversidade de associados, talvez a sua maior riqueza.




Conteúdo Recomendado