Direcção Regional avança com relançamento da ovinicultura na Serra da Estrela
No âmbito do Programa de Relançamento da Ovinicultura na Região da Serra da Estrela (PROSE), os serviços da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) têm desenvolvido diversas actividades, em colaboração com as entidades parceiras e com as autarquias dos concelhos que integram, no todo ou em parte, a Região Demarcada do afamado “Queijo da Serra”.
Após a recente realização de um colóquio para técnicos e para criadores de gado ovino em Celorico da Beira, esta iniciativa assume agora um figurino bem diferente, com a demonstração prática da instalação de pastagens melhoradas.
Segundo a DRAPC, “trata-se de um aspecto essencial para assegurar o adequado suporte alimentar das ovelhas leiteiras da raça bordaleira “Serra da Estrela”, tendo por base uma mistura criteriosa de várias espécies e variedades de plantas de elevada apetência, digestibilidade e valor nutritivo para os animais”.
Esta acção de demonstração e divulgação realizou-se no dia 27, em Negrelos, no concelho de Oliveira do Hospital, numa propriedade da ANCOSE – Associação Nacional dos Criadores de Ovinos “Serra da Estrela”, entidade parceira do PROSE, empenhada no desenvolvimento do sector agro-pecuário regional.
Segundo a Direcção Regional de Agricultura, “torna-se necessário que as explorações agropecuárias melhorem de forma significativa o seu plano alimentar, com base no pastoreio directo em prados melhorados, capazes de assegurar outras condições de trabalho e acrescido retorno económico a quem se dedica a esta actividade de forte tradição e identidade territorial”.