Tony Carreira é cabeça de cartaz na 604.ª Feira de São Tiago na Covilhã

Mais de 100 mil pessoas devem passar este ano pela 604.ª edição da Feira de São Tiago, que se realiza na Covilhã entre sexta-feira e o dia 26, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, Vítor Pereira.

“Para já, prevemos que passem por este certame mais de uma centena de milhar de visitantes, número que até poderá ser ultrapassado, visto que a afluência tem vindo a aumentar de ano para ano e que, naturalmente, esperamos que esse crescimento continue a verificar-se”, disse.

Com um forte pendor económico (estão sempre presentes vendedores e feirantes de vários ramos de atividade) esta feira conta ainda com um espaço dedicado à mostra de produtos de artesanato, com outro em que se concentra um parque de diversões e ainda com a zona que agrega inúmeras tascas e restaurantes.

No total, o complexo desportivo deverá este ano acolher entre 180 a 190 expositores.

Com entrada livre, a feira terá ainda diversas atividades culturais e de animação, num programa que o presidente da autarquia classificou como “bastante diversificado”.

Tony Carreira, que atua no dia 17, às 21h30, será cabeça de cartaz, sendo que estão ainda agendados espetáculos diários, não só com outros artistas do panorama musical nacional, como com vários grupos folclóricos e etnográficos da região.

Igualmente integrada na Feira de São Tiago está a realização da segunda edição da “Festa Sabor Amor de Pêssego”, que contará com a mostra e venda de pêssego, com um concurso para eleger o melhor bolo de pêssego e ainda com o lançamento de um gelado de pêssego, produzido por uma empresa da Covilhã.

Uma aposta que “pretende dar a conhecer e ajudar a valorizar os produtos endógenos do concelho”, com destaque para o pêssego, que por esta altura também ajuda a dinamizar a economia local, já que a região concentra cerca de 60% da produção nacional, de acordo com os dados da autarquia.

“Temos aqui um produto de excelência que queremos e vamos ajudar a valorizar, tal como faremos com as restantes atividades económicas da região, nomeadamente com a indústria têxtil ou com esta componente do agroalimentar, que é cada vez mais importante, não só na economia da região como de todo o país”, sublinhou Vítor Pereira.

Sem especificar qual o valor do investimento a realizar, o autarca garantiu que o orçamento da Feira de São Tiago é “muito equilibrado”, “sem nenhum pendor despesista” e “com retorno garantido”, já que durante este evento se regista “um movimento financeiro significativo” na economia local.


Conteúdo Recomendado