Todas as regiões do país com níveis de exposição UV muito elevado

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1007237/todas-as-regioes-do-pais-com-niveis-de-exposicao-uv-muito-elevado

De acordo com o IPMA, todas as regiões do continente (com exceção de Aveiro, Coimbra e Leiria que estão com níveis elevados), Madeira e Açores apresentam níveis muito elevados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até meio da tarde, e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até meio da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde, e nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima e da máxima na região Norte e no interior da região Centro.

As temperaturas mínimas vão variar no continente entre os 09 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Faro) e as máximas entre os 17 (em Viana do Castelo, Porto e Leiria) e os 28 (em Faro).

Para a Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte nas terras altas até ao início da manhã e pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 17 e os 22 graus Celsius.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos apenas no grupo Ocidental (Flores e Corvo) e vento fraco a bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 16 e os 21 graus, na Horta entre 14 e 21, em Angra do Heroísmo entre 13 e 20 e em Ponta Delgada entre 13 e 20.


Conteúdo Recomendado