Terceiro atleta federado mais velho do país representa clube da Guarda

Fernando António Guerra de Melo tem 59 anos e está no futebol por paixão. É o terceiro atleta federado mais velho do país, estando atrás, apenas por alguns dias, de dois “rivais” algarvios.

Melo, a quem, na cidade da Guarda e na região muitos chamam “Buffon”, tem a particularidade de representar dois clubes: o Mileu Guarda Sport Clube e um clube de futsal de bancários reformados.

Na época prestes a findar, Fernando Melo fez nove jogos de 90 minutos consecutivos. Cumpre religiosamente nos treinos que, no Mileu Guarda Sport Clube, são ministrados por Liberalino, o “Scolari” da Serra da Estrela. “É por paixão”, explica à Renascença, quando questionado sobre o que o faz andar nesta vida. “Gosto de futebol, desde os 14 que jogo, nunca parei. O físico vai aguentando, também não tenho tendência para engordar”, justifica.

Com 1,73 metros e 68 quilos, Melo ainda joga e muito. “Tenho alguma elasticidade, o corpo tem que aguentar até rebentar. Jogo futebol porque gosto, não ando à procura de records”, garante.

“Buffon”
Fernando Melo está sob o comando do luso-brasileiro Liberalino Almeida, de 63 anos. “Defino-o como um bom guarda-redes. Quem sabe nunca esquece. Defende bem, está cada vez melhor, às vezes chamo-o de ‘Buffon’”.

Armando Gil, de 75 anos, é o presidente do Núcleo das Velhas Guardas da Associação Cultural e Desportiva da Guarda e também ele elogia o desempenho do guarda-redes Fernando Melo. “Chegou a fazer dois jogos, um de manhã, de futsal, e outro connosco, à tarde. Nós costumamos dizer que nem na Malhada da Sorda se faz em barro um atleta como este“, afirma.

Longe dos grandes relvados, mas no estádio da sua vida, Fernando Melo sente-se em casa no Municipal da Guarda. São já 20 anos, sempre sem atrasos e sem faltar a aos treinos. “Não há cansaço que o vença?”, perguntaram.

“Estou mesmo cansado, mas vai valer a pena, amanhã, estarmos aqui outra vez”, responde o atleta.
O Mileu Guarda Sport Clube está em 4º lugar na segunda divisão distrital. Sem salários, os jogadores recebem apenas 20 euros em caso de vitória.


Conteúdo Recomendado