Tarifa de tratamento de lixo baixa três euros para 14 municípios da Beira Interior

http://www.noticiasdacovilha.pt/pt/artigos/show/scripts/core.htm?p=artigos&f=show&lang=pt&pag=&area=2&idseccao=9&idartigo=614

A tarifa que 14 municípios da Beira Interior pagam pelo tratamento do lixo vai baixar este ano três euros por cada tonelada de resíduos, anunciou hoje a empresa Resiestrela.

O valor cobrado aos municípios passará de 43,96 euros por tonelada, cobrados em 2013, para 40,94 euros, o que representa uma diminuição de 3,02 euros, cerca de 07% em termos percentuais, refere em comunicado a empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal. A nova tarifa, que tem efeitos retroativos a janeiro, já foi aprovado pelo ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. De acordo com a empresa, desde 2009 – ano em que a concessão foi transferida da empresa Águas de Zêzere e Côa para a Resiestrela – a redução do valor da tarifa fixa-se num valor global de 9,78 euros, já que passou de 50,72 euros para os atuais 40,94 euros. A empresa explica ainda que a redução decorre de um conjunto de investimentos que têm vindo a ser efetuados ao longo do ano e que potenciaram “o aumento da eficiência de operação da empresa e o incremento de benefícios ambientais”. Entre esses investimentos contam-se a remodelação da unidade de tratamento mecânico de resíduos sólidos e a criação do sistema de aproveitamento energético do biogás produzido no aterro sanitário do Fundão. “O término de litígios que existiam com algumas entidades há longos anos” é, segundo a empresa, outro dos motivos que contribuiu para a redução da tarifa, já que permitiu a “racionalização de custos operacionais e financeiros”. A Resiestrela é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, num total de cerca de 200 mil habitantes.

Conteúdo Recomendado