Startup portuguesa premiada em prémio internacional de inovação na energia sustentável

A empresa portuguesa BeON Energy, de Lisboa, ganhou o primeiro prémio da segunda edição anual do KIC InnoEnergy Iberia, um concurso que pretende encontrar startups na área da energia sustentável com grande potencial e que tenham o maior impacto social e ambiental em Espanha e Portugal.

Em comunicado, a KIC InnoEnergy Iberia avança que a inovação da BeON Energy, Micro 0, é um sistema de energia solar plug and play que pode ser ligado diretamente a qualquer tomada de parede, permitindo aos utilizadores a produção da sua própria energia enquanto ligado à rede. Isto significa que, com o Micro 0, qualquer pessoa com uma tomada de parede pode criar o seu próprio sistema de energia solar em menos de 30 minutos.

A BeON Energy receberá 18 mil euros e será convidada a participar no KIC InnoEnergy Highway, um programa que transforma ideias de negócio em realidade comercial, juntadno-se a mais de 90 outras startups e alargando a sua visibilidade a uma rede de mais de 150 key players na área da energia, composta por parceiros industriais, universidades e centros de investigação.

“A BeON Energy é uma digna vencedora de uma competição extremamente disputada, com muitas ideias disruptivas. Esta competição proporciona o conhecimento de novas ideias – a criação de start-ups inovadoras na área das energias sustentáveis na Península Ibérica é vital para tornar a região sustentável económica e ambientalmente”, explicou Josep Miquel Torregrosa, BCO da KIC InnoEnergy Ibéria.

Mais de 62 startups submeteram a sua inovação à competição, com ideias de diferentes áreas da energia sustentável, incluindo armazenamento de energia, mobilidade urbana, eficiência energética em edifícios, redes inteligentes, energia solar e cidades inteligentes. Ampere Energy ficou em segundo lugar e Eneida, start-up também portuguesa, em terceiro lugar.


Conteúdo Recomendado