Vinho do concelho de Gouveia eleito como Melhor Vinho do Ano

Entre várias outras distinções, destaque também para a cidade da Guarda que foi considerada como “Destino Gastronómico do Ano”.

O tinto do Dão “Vinha Negrosa 2019” foi eleito o Melhor Vinho do Ano na cerimónia Os Melhores do Ano 2022, organizada pela Revista de Vinhos e realizada na passada sexta-feira, dia 3 de fevereiro, na Alfândega do Porto.


A Gala desta 26ª edição distinguiu os que mais se destacaram ao longo do ano de 2022, nas áreas do vinho, da gastronomia e do enoturismo.


“Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Chefe de Cozinha do Ano”, “Restaurante do Ano”, “Destino Gastronómico do Ano” e os prémios “Personalidade no Vinho”, “Personalidade na Gastronomia” e “Personalidade no Brasil” são algumas das distinções mais significativas, entre um total de 25 categorias.


Desta forma, o “Vinha Negrosa 2019” foi galardoado com o título de Melhor Vinho do Ano, tratando-se de um vinho obtido a partir de castas Jaen e Alfrocheiro, elaborado no Dão, na Sub-região da Serra da Estrela, concelho de Gouveia, por Marcelo Vilella Araújo, da Textura Wines, com enologia de Luís Seabra e Mariana Salvador.


“Um reconhecimento público e valorização do trabalho desenvolvido pelos produtores de vinho do concelho de Gouveia que, mais uma vez, confirmam o mérito e a excelência dos nossos produtos”, refere a Câmara Municipal de Gouveia.


Entre várias outras distinções, destaque também para a cidade da Guarda que foi considerada como “Destino Gastronómico do Ano”.


Foram ainda entregues os prémios de “Personalidade do Ano no Vinho” ao presidente da Real Companhia Velha, Pedro Silva Reis, “Personalidade do Ano na Gastronomia” a Rui Sanches, empresário e mentor do grupo de restauração Plateform, e “Personalidade do Ano no Brasil” a Rubens Menin, multimilionário brasileiro com investimentos diversificados em setores como a construção, a banca e os media.


Susana Esteban, enóloga galega há vários anos radicada em Portugal, conquistou o título “Produtor do Ano”, a Blandy´s, insígnia do universo Madeira Wine Company, foi a eleita na categoria “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano”, a Quinta de San Michel, idealizada por Joaquim Camilo e que aposta em castas como a Malvasia de Colares, Galego Dourado ou Ramisco, conquistou a distinção “Produtor Revelação do Ano”.


A Quinta da Lixa, quarto maior produtor da região dos Vinhos Verdes, é “Empresa do Ano”, enquanto o título de “Marca do Ano” foi atribuído à Graham’s, referencial no Vinho do Porto e que recentemente assinalou o bicentenário.


Rui Cunha, enólogo que celebra 25 anos de carreira e colabora com vários produtores das regiões do Douro, Trás-os-Montes e Vinhos Verdes, foi considerado “Enólogo do Ano” e Luís Pedro Cândido da Silva, a trabalhar na Niepoort e no projeto de família Quinta da Carolina, recebeu a distinção “Enólogo Revelação do Ano”.


Realizados desde 1996, “Os Melhores do Ano” são tidos pelo setor como os “óscares do vinho e da gastronomia” em Portugal e são ainda o destaque da edição de fevereiro da Revista de Vinhos, que já se encontra nas bancas desde o passado dia 3 de fevereiro.


Conteúdo Recomendado